Como Funciona o BB Code do Banco do Brasil

É dever dos bancos oferecer segurança em todas as transações disponibilizadas aos clientes, independente do canal por onde elas são realizadas. Como as operações feitas pela internet ou pelo celular estão mais sujeitas a fraude, essas instituições precisam recorrer a ferramentas que garantam serviços totalmente seguros.

Em alguns casos, as ferramentas de segurança podem acabar dificultando a vida do cliente. No entanto, é preciso ter em mente que elas impedem que criminosos utilizem sua conta indevidamente.

Quando precisamos fazer, por exemplo, um saque com valor maior ou um pagamento que excede os limites fixados pelo banco, quase sempre é necessário recorrer a sistemas adicionais de segurança. Já comentamos aqui no blog sobre o Token do Bradesco, que disponibiliza códigos para liberar as transações.

No Banco do Brasil, a ferramenta mais simples para quem quer fazer transações “fora do padrão” é o BB Code. Logo de cara, já aviso que não é tão simples solicitar o serviço, já que você precisará ir até um caixa eletrônico para autorizar o uso da ferramenta, mas vale a pena para casos em que você precisa de mais limite (de transferência, saque ou pagamento).

BB Code

O BB Code utiliza o sistema de QR Code para liberar as transações. O seu smartphone faz a leitura do QR Code no site do Banco do Brasil e depois no caixa eletrônico. Após as duas etapas confirmadas, é emitido um código para validar sua transação com limite maior ao fixado pelo Banco. Complicado? Um pouco. Mas na prática funciona.

Para habilitar o dispositivo com o BB Code você precisa seguir os passos:

  1. Fazer download do Aplicativo BB;
  2. Solicitar a habilitação no autoatendimento pela internet;
  3. Ir até um caixa eletrônico para confirmar a transação.

Aplicativo – Como Baixar

Se você já tem o app (disponível para Android, Blackberry, iOS e Windows Phone), acesse sua conta no Internet Banking pela internet. No menu de serviço, passe o mouse sobre Segurança e depois clique em Habilitar BB Code.

Veja a imagem:

Habilitar BB Code

Habilitar BB Code

Depois disso, abrirá uma página com um QR Code para ser lido. Para fazer a leitura utilize o seu smartphone. No aplicativo do Banco do Brasil, a opção aparece na primeira página, antes mesmo de você fazer o acesso com sua conta e senha.

Leitor de QR Code no app do BB

Leitor de QR Code no app do BB

Clicando no botão em destaque, a câmera do seu smartphone se transformará num leitor de QR Code. Coloque o código dentro do quadro e aguarde a leitura. O próximo passo é ir até um caixa eletrônico e fazer a mesma operação.

No Caixa Eletrônico

No caixa eletrônico, insira o seu cartão, procure a área Segurança e depois BB Code. Mais uma vez, você precisará usar o smartphone para ler o código informado. Após a leitura, você deverá informar seu código de letra e o dispositivo estará habilitado. Isso significa que você poderá realizar transações com valor maior usando seu celular para ler o QR Code. Ele será solicitado no Internet Banking em vez da sua senha de 6 dígitos ou no próprio caixa eletrônico. Após a leitura, será gerado um sequência numérica para confirmação da transação. Digite-a no campo adequado e pronto, você terá feito sua transferência, saque ou pagamento usando o BB Code como ferramenta de segurança.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *