Quais os dias e horários de funcionamento das agências bancárias?

O mundo moderno vem trazendo muitas mudanças nos serviços. O rápido avanço da tecnologia vem facilitando muito alguns serviços rotineiros. Hoje em dia é possível fazer quase tudo através da internet, usando o computador, o celular os o tablet.

Com os serviços bancários não foi diferente. A forma de se utilizar os bancos ficou bem mais descomplicada depois do avanço tecnológico. Hoje em dia, podemos fazer transações bancárias sem sair de casa, e até mesmo abrir uma conta. É o caso das contas eletrônicas e digitais.

Mas mesmo com o aumento rápido da utilização de contas eletrônicas e digitais, assim como o aumento do uso de caixas eletrônicos e das casas lotéricas, as agências bancárias ainda são muito utilizadas pelos seus clientes. Nas contas físicas, alguns serviços só podem ser realizados pessoalmente, e ainda existe quem prefira utilizar a agência, ao invés de usar a internet ou aplicativos para fazer transferências, saques, depósitos ou pagamentos.

Apesar de toda a segurança e comodidade oferecidas por esses serviços eletrônicos, algumas pessoas ainda ficam desconfiadas e preferem o serviço físico, indo a uma das agências do seu banco. Para ir a uma agência bancária, é preciso ficar atento aos dias e horários de funcionamento.

Dias de Funcionamento das Agências Bancárias

Quem utiliza muito as agências, precisa saber quais são os dias em que são feitos atendimentos. Nada mais desagradável que chegar na porta do banco e ele estar fechado, ainda mais quando se deixa as coisas para última hora.

A primeira coisa a se saber é que as agências bancárias não abrem aos finais de semana. Então, se programe para ir ao banco de segunda à sexta, que são os dias de atendimento normal.

Saiba os horários e dias de atendimento das agências bancárias

Saiba os horários e dias de atendimento das agências bancárias

Aos feriados nacionais, estaduais e municipais também não há atendimento e as agências ficam fechadas. Na terça-feira de carnaval e na quarta-feira de cinzas também não há expediente nos bancos, assim como em dias de Corpus Christi e no dia de finados (2 de Novembro), que são feriados facultativos.

De acordo com a Resolução CMN 2.932, de 2002, também não há atendimento bancário no último dia útil do ano. Os feriados são definidos em leis de âmbito federal, estadual ou municipal.

Horários de Funcionamento dos Bancos

Outro detalhe que devemos ficar atentos é o horário em que o banco abre e fecha. Se você chegar ao banco depois do horário de expediente, mesmo que ainda tenham clientes sendo atendidos no interior da agência, você não terá permissão para entrar. Por isso, se programe com antecedência para não perder o horário.

Normalmente, os bancos abrem às 10 horas e fecham às 16:00. Mas o Banco Central diz o seguinte:

No caso das agências de bancos múltiplos com carteira comercial, de bancos comerciais e da Caixa Econômica Federal, o horário mínimo de expediente para o público será de cinco horas diárias ininterruptas, com atendimento obrigatório no período de 12h às 15h, horário de Brasília.

As agências instaladas em municípios onde não haja outra agência de bancos múltiplos com carteira comercial, de bancos comerciais e da Caixa Econômica Federal não estão sujeitas ao horário mínimo nem ao atendimento obrigatório.

Conforme disposto na Resolução CMN 2.932, de 2002, na Quarta-Feira de Cinzas, no dia 24 de dezembro e em casos excepcionais, tais como festividades locais ou eventos extraordinários, pode ser estabelecido horário especial de funcionamento, desde que garantido o período mínimo de duas horas de atendimento ao público.

Outras dependências de bancos múltiplos com carteira comercial, de bancos comerciais e da Caixa Econômica Federal, bem como as demais instituições financeiras e instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, a exemplo das cooperativas de crédito, poderão estabelecer, a seu critério e de forma independente, o horário de funcionamento. No entanto, cada dependência é obrigada a divulgar, em local e formato visíveis ao público, o respectivo horário de atendimento.

Por essas razões, é bastante comum encontrar em cidades menores bancos abrindo a partir das 11 horas ou em horários alternativos.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *