O que é LOB? Livre Opção Bancária para Servidores

As chamadas Contas Salário chegaram ao mercado para garantir uma série de vantagens tanto para empregadores quanto para os funcionários. Mas, a despeito da praticidade das contas salários, ninguém está obrigado a receber em um banco que não gostaria, portanto, dentre essas garantias está a possibilidade de escolher em qual instituição financeira o trabalhador deseja manter sua conta e ter o direito de receber seus pagamentos nesse banco.

Essa é a chamada Livre Opção Bancária, que funciona para os servidores públicos como a portabilidade de salário no setor privado. No post de hoje você vai entender melhor o que é isso e quem tem esse direito de escolha. Ficou interessado? Continue lendo este artigo.

O que é a Livre Opção Bancária?

A chamada Livre Opção Bancária, também conhecida como LOB, nada mais é que o livre direito do cliente (trabalhador) escolher o banco que deseja receber seus créditos oriundos de salários, bonificações e afins.

Graças a norma do Banco Central que estabelece que todos os indivíduos tenham direito a receber salários, proventos, soldos, pensões, entre outros, na instituição financeira de sua escolha e isso só é possível graças a LOB.

Em outras palavras uma empresa pode escolher em qual banco irá pagar seus funcionários, entretanto este mesmo banco tem por obrigação garantir que os recursos sejam transferidos para outras instituições financeiras, caso esse seja o desejo do funcionário em questão.

É um direito de todos os trabalhadores, tanto na esfera pública quanto na privada. A única exceção a essa regra são os pensionistas do INSS, que neste caso não podem escolher em qual banco receber o benefício.

LOB livre opção bancária

LOB: A livre opção bancária garante que recebe o salário onde preferir

Como Realizar a Transferência (LOB Vai)

Caso você tenha o interesse em transferir seus recursos para um banco diferente do que a empresa normalmente realiza os pagamentos, basta entregar o Termo de Opção Bancária em qualquer agência da instituição financeira onde é feita a creditação.

O termo deve ser entregue com no mínimo cinco dias úteis de antecedência ao próximo pagamento e deve conter todos os dados de identificação do trabalhador que está abrindo a solicitação. Basta uma única solicitação e todos os salários e demais creditações, feitas pela empresa serão automaticamente transferidos para a conta indicada pelo funcionário.

Atenção para a cobrança de Taxas e afins

Se você recebe seus créditos oriundos de atividade remunerada em uma instituição e deseja transferir, através de uma LOB, para outro banco, qualquer tipo de cobrança é ilegal. Em outras palavras você possuí o direito de transferir seus salário para qualquer lugar sem que possa ser taxado por essa operação.

Portanto os valores de salários e benefícios devem ser integralmente transferidos, e essa operação deve ser realizada no mesmo dia em que a sua empresa realizar o pagamento.

Outra dúvida muito comum é se a instituição onde você entregou o Termo de Portabilidade tem o direito de recusar seu pedido, a resposta para isso é não. Uma vez que o termo esteja corretamente preenchido e tenha sido entregue, o banco tem a obrigação de acolher a solicitação e transferir os valores integralmente.

Ficou com alguma dúvida a respeito dessa operação? Já enfrentou algum problema ao pedir a transferência dos seus recursos? Conta pra gente aqui no comentários, vamos adorar conhecer sua história e te ajudar com suas dúvidas.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *