Qual é o Melhor Banco Público?

Uma pesquisa realizada no ano passado pela CVA Solutions chegou a uma conclusão interessante: na avaliação dos clientes, os bancos públicos são considerados como melhores que as instituições privadas. A pesquisa ouviu 5.650 correntistas em todos os estados do país para conhecer melhor a opinião dos brasileiros sobre os serviços bancários que utilizam. O levantamento é feito desde 2008 e essa não é a primeira vez que os bancos públicos se destacam comparativamente.

Bancos públicos são melhores avaliados

De acordo com a pesquisa, os bancos do setor comercial mais bem avaliados são o Banrisul e a Caixa Econômica, que foram citados como “melhores que a concorrência” no quesito custo-benefício. O Banco do Brasil ocupa o terceiro lugar, seguido pelo Itaú e pelo Bradesco na categoria “na média”.

Santander e HSBC (que agora está sendo integrado ao Bradesco) ficaram com as piores posições, na faixa dos “piores que a concorrência”. Assim, o ranking do custo benefício é o seguinte:

  1. BanrisulBanrisul
  2. Caixa Econômica
  3. Banco do Brasil
  4. Itaú
  5. Bradesco
  6. Santander
  7. HSBC

A pesquisa também levou em consideração os bancos mais recomendados, tomando como base a diferença entre quem elogia e quem critica cada instituição. Nessa lista, a ordem é a seguinte:Banco do Brasil

  1. Banco do Brasil
  2. Itaú
  3. Citibank
  4. Caixa Econômica
  5. Bradesco

Mais uma vez, um banco público ocupa o primeiro lugar sendo a diferente entre os elogios e as críticas de 42%.

Conta, Investimentos, Empréstimos Seguros e Cartão

As notas dadas pelos clientes para diferentes serviços prestados pelos bancos foi resumida nesse quadro feito pela Folha de São Paulo:

Fonte: Folha de São Paulo

Fonte: Folha de São Paulo

Como você pode notar, o Banrisul foi o único banco a receber notas de “Qualidade internacional”. As excelentes avaliações ficam com a conta corrente e o empréstimo oferecido pelo banco público controlado pelo estado do Rio Grande do Sul. Apenas o cartão de crédito do Banrisul deixou a desejar.

Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal mantiveram todas as notas “Acima da média” para o serviços avaliados. O HSBC fica com as melhores avaliações para seguros e cartões de crédito. O Bradesco tem as piores notas, ficando no “Deixa a desejar” em todas as categorias.

Outras informações

Ainda de acordo com a pesquisa da CVA Solutions, os clientes levam mais em consideração o preço das tarifas, os juros cobrados, a anuidade do cartão e as taxas de manutenção da conta que a qualidade do atendimento nas agências e demais canais de atendimento.

A nota média dada pelos entrevistados para os serviços bancários no Brasil é 7. A principal reclamação são os custos dos serviços que, na opinião dos correntistas, são muito altos em relação ao que é oferecido. A Caixa Econômica é vista como o banco mais barato, porém com serviços de menor qualidade. Na outra ponta está o Itaú, que é considerado como mais caro e com serviços de qualidade.

A pesquisa também avaliou o segmento premium dos principais – dados que não analisamos profundamento porque são mais restritos. No serviços voltados para o público de alta renda o Bradesco Prime obteve a melhor avaliação no custo benefício, seguido pelo Itaú, Santander, Banco do Brasil e HSBC. Assim, os bancos públicos são melhores no setor comercial, mas podem não atender tão bem os clientes do segmento premium.

[/caption]

Comentários
  1. Gustavo Faria
  2. silvio

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *