Um banco pode tirar dinheiro de outro para pagar dívidas?

Nesse momento em que o país passa por uma forte crise, infelizmente o número de pessoas que estão com dívidas vem aumentando cada vez mais. E a maioria dessas dívidas são com com os bancos, por causa de empréstimos, cartões de crédito, cheque especial, etc.

Então, muitas dessas pessoas têm dúvidas sobre a cobrança dessas dívidas: será que o banco pode cobrar esta dívida retirando dinheiro da minha conta sem minha autorização?

A resposta é não! Nenhuma instituição financeira pode retirar dinheiro da sua conta sem a sua autorização. É preciso que o cliente demonstre o interesse em pagar a dívida, autorizando o banco a retirar dinheiro da conta. Caso contrário, essa cobrança não pode ser feita automaticamente.

Dívida com o mesmo banco

Quando a dívida é com o mesmo banco onde você está movimentando o seu dinheiro, há a possibilidade do dinheiro ser descontado da conta corrente, quando há no contrato uma cláusula informando esta possibilidade e quando o cliente tenha concordado com isso.

A maioria dos bancos usam esta forma de cobrança, então quando você usa o cheque especial, ou atrasa o pagamento do cartão do crédito, ou alguma parcela de algum empréstimo, automaticamente este valor é debitado quando cai um dinheiro na conta. Mas isso precisa ser informado ao cliente no ato da abertura da conta, e deve constar no contrato. Isso vale, inclusive para seu salário se você permitiu que ele fosse redirecionado para uma conta corrente.

Um banco pode tirar dinheiro de outro para pagar dívidas?

Dívida com outro banco

Em alguns casos, o cliente tem uma dívida com um banco, mas abre uma segunda conta corrente para movimentar o seu dinheiro. Nesse caso, de forma alguma o banco credor poderá retirar o dinheiro de outro banco para quitar a sua dívida. É uma prática totalmente ilegal.

A única forma de um banco retirar o dinheiro depositado em outra conta bancária para quitar dívidas, é em caso de uma ação judicial, que autoriza o bloqueio dos bens do devedor. Mas antes que isso aconteça, o devedor será avisado, e normalmente os bancos oferecem algum tipo de acordo para que o cliente possa pagar a sua dívida sem precisar dispor de todo o seu dinheiro em conta.

A mesma regra serve para conta poupança e conta salário. Sem a sua autorização, nenhum valor pode ser descontado.

O banco pode aplicar meu dinheiro sem minha autorização?

Além dos serviços de crédito disponibilizados pelos bancos, eles também possuem serviços de aplicação de dinheiro. E muitos bancos têm feito aplicações sem a devida autorização do correntista.

Essa prática também é totalmente ilegal. Nenhum tipo de aplicação pode ser feita sem a autorização do cliente, nem mesmo em conta poupança. Para que o banco aplique o seu dinheiro de alguma forma, é preciso a sua autorização. Até mesmo porque em algumas aplicações você corre o risco de perder dinheiro. Por isso, essa aplicação tem que ser bem detalhada por um contrato assinado pelo cliente.

Lembre-se: Você é o responsável pelo seu dinheiro e decide a melhor forma de usá-lo, mas se tem uma dívida, o melhor é sempre procurar formas mais rápidas de pagá-la.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *