5 boas maneiras de não pagar anuidade do cartão de crédito

A anuidade do cartão de crédito é cobrada como uma tarifa de manutenção. Segundo as administradoras, o valor possibilita a administração de serviços como programas de recompensas, além do atendimento ao cliente e outros. Mas será que você realmente precisa pagar por esses serviços? O simples fato de usar o cartão já não seria o suficiente para que ele fosse gratuito? Muitos consumidores se fazem essas perguntas.

Por isso, o assunto de hoje é como não pagar a anuidade do cartão de crédito. Saiba que existem alternativas e que você pode aproveitar todos os benefícios do seu cartão sem custos.

1. Negociar com o banco

A primeira estratégia para quem quer ficar livre da anuidade é buscar uma negociação com o banco. Se você é cliente da instituição, outras formas de gasto, como o pacote de serviços, contratação de seguros e aplicações, por exemplo, podem compensar a anuidade do cartão. Com base no relacionamento com o cliente, os bancos costumam oferecer descontos e até mesmo o corte da tarifa anual, desde que o titular utilize outros serviços.

A dica é ir até a agência e conversar diretamente com o seu gerente, expondo a situação.

Já imaginou pagar anuidade por todos esses cartões de crédito?

Já imaginou pagar anuidade por todos esses cartões de crédito?

2. Gastar na medida certa

Muitos cartões estipulam faixas de gastos que dão direito a descontos na anuidade. Se você tem muitas despesas, a tarifa pode até ser zerada. O primeiro passo para aproveitar esse benefício é ligar para a Central de Atendimento do seu cartão de crédito para saber se existe a possibilidade de desconto e quanto você precisa gastar.

Dependendo, vale a pena concentrar mais gastos no cartão, lembrando que esses valores devem estar sempre de acordo com a sua renda mensal para não ocorrerem dívidas.

3. Aproveitar o programa de recompensas

Você conhece bem o programa de recompensas do seu cartão de crédito? Muitos deles permitem que os pontos acumulados sejam convertidos em descontos na anuidade. Essa estratégia funciona mais ou menos como a anterior, ou seja, quanto mais você gasta, maiores são as reduções no valor da tarifa. E dependendo do valor das fatura você pode ficar isento da cobrança.

Como nem todos os cartões oferecem esse tipo de resgate de recompensas, é bom ler com atenção as regras de funcionamento do programa de pontos.

4. Escolher cartões de loja

Os cartões de loja, ou private label, são aqueles emitidos em parceria com uma empresa comercial. Eles são bem comuns em supermercados, lojas de departamento e companhias aéreas. Antigamente esses cartões eram restritos para uso na loja onde forma emitidos, mas hoje em dia muitos deles possuem bandeiras e podem ser usados em milhares de comércios.

O grande diferencial é que a loja está mais interessada que você compre do que em lucrar com o cartão. Por isso, esses cartões costumam ter anuidade grátis. Dois exemplos são os cartões Saraiva e Petrobrás, emitidos pelo Banco do Brasil.

5. Encontrar um cartão sem anuidade

Essa pode ser a missão mais difícil, mas existem sim produtos no mercado que garantem a não cobrança de anuidade. Se você tentou negociar com seu banco e não conseguiu zerar a tarifa anual, o ideal pode ser cancelar o seu cartão atual e buscar uma opção mais em conta.

Uma boa pedida é o Cartão Nubank, que não tem anuidade e ainda oferece todos os benefícios de um cartão Platinum.

[/caption]

Comentários
  1. Adilson

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *