Quando vale a pena antecipar o pagamento da fatura do cartão? Como fazer?

O cartão de crédito facilita as compras, já que permite que se pague por um produto comprado hoje, somente no próximo mês, e ainda permite o parcelamento da compra, dependendo do estabelecimento. Por esses motivos e também por questão de segurança, os cartões de crédito estão sendo cada dia mais usados.

E este assunto gera muitas dúvidas entre os usuários. Umas das principais dúvidas dos usuários de cartões de crédito é se vale a pena antecipar o pagamento da fatura e como fazer isso. Bom, vamos lá!

Antecipar o pagamento gera algum desconto?

Muitas pessoas compram produtos parcelados achando que não terão o valor total da compra no mês seguinte, mas para sua surpresa, sobra um dinheirinho e ela vê que poderia sim pagar toda a compra. Então vem a questão: será que se pagar as parcelas antecipadamente, terei algum desconto?

Infelizmente não! A maioria das operadoras não dão nenhum tipo de desconto quando se faz a antecipação do pagamento. Ou seja, financeiramente, você não terá nenhuma vantagem ao antecipar o pagamento. Existem algumas exceções como o Nubank que repassa algum valor para o usuário que antecipa as parcelas.

Se você está com dinheiro em mãos, pode ser melhor aplicar na poupança e continuar pagando as parcelas nas datas de vencimento, normalmente.

Então, quando vale a pena antecipar?

A maioria das pessoas que faz a antecipação de pagamento é porque precisa liberar o limite de crédito do cartão. Isso porque, se você fez uma compra que comprometa todo o seu limite, ficará sem poder de compra no cartão até que termine de pagar as parcelas. Mas se você paga o valor total da compra, o limite retorna.

Porém, se você precisa fazer uma compra, e tem o dinheiro em mãos, talvez seja melhor continuar pagando as parcelas normalmente, e comprar o outro produto à vista, tentando até negociar um desconto para pagamento em dinheiro.

Fazer a antecipação para usar o cartão para novas compras só vale a pena quando a próxima compra tiver algum tipo de desconto ou promoção especial para o uso do cartão, como as passagens aéreas por exemplo, que costumam dar esse tipo de desconto para quem usa cartão.

Sobrou um dinheiro no fim do mês: antecipar o pagamento da fatura ou guardar na poupança?

Como fazer a antecipação?

Se você deseja fazer a antecipação do pagamento da sua fatura, seja para ficar livre da dívida, ou para restabelecer o seu limite de crédito, saiba que o procedimento é bem fácil. Basta entrar em contato com a operadora do cartão e informar sobre o desejo de antecipar o pagamento. Esse contato pode ser feito pelo telefone, ou se preferir, você pode fazer a solicitação através do Internet Banking.

Fazendo o pedido através do atendimento telefônico, eles lhe enviarão um boleto com o valor total a ser pago. Este novo boleto poderá ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica, caixa eletrônico ou pelo Internet Bankink. Porém, o valor da compra continuará nas suas próximas faturas, com o abatimento conforme o valor antecipado, ou seja, o limite de crédito não é liberado automaticamente.

Fazendo a solicitação pelo Internet Banking ou pelo aplicativo do seu celular, o limite já é liberado automaticamente, assim que o valor for compensado. Por isso, consulte o seu limite antes de fazer novas compras, para ter certeza de que já foi restabelecido.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *