O que acontece quando atraso a fatura do cartão de crédito?

Para usar seu cartão de crédito você precisa se planejar bem e ter uma boa medida de controle. Não é raro ver pessoas gastando mais do que realmente possuem, e o cartão de crédito pode se tornar um vilão nessas horas. Mas, o que acontece quando eu atraso a fatura? será que pode ser tão ruim assim?

Para entender, pense no seguinte: Cartão de crédito, limite de cheque especial, financiamentos e empréstimos pessoais são produtos financeiros. Imagine-os em uma prateleira no supermercado como se fossem produtos com preços diferentes. Se o cartão de crédito estiver nessa prateleira, ele será o item mais caro de todos!

Sim, o cartão de crédito é o produto bancário mais caro. Por exemplo, quando há atraso de um financiamento, você acaba pagando juros, mas, quando você atrasa o cartão de crédito você paga até 10 vezes mais! Isso acontece porque os juros do crédito rotativo do cartão são extremamente altos. Algumas opções no mercado ultrapassam os 20% ao mês! Por isso dissemos que o cartão é o produto mais caro e, se não for utilizado corretamente, é o pior lugar para ter dívidas.

Não deixe atrasar o cartão, nem pague apenas o valor mínimo da fatura nem parcele a fatura, isso pode virar uma bola de neve e você perderá o controle de vez.

O que você paga ao atrasar a fatura

  • Multa – A multa por atraso pode chegar até 2%. Ela deve ser paga se houver a partir de um dia de atraso e não é cumulativa, se você atrasou um dia ou dez dias, pagará o mesmo valor de multa.
  • Juros por atraso – Ele pode ser cobrado no caso de atraso e pode chegar em até 1%.
  • Pagamento parcial (Crédito Rotativo) – Se você não pagar o valor total de sua fatura, terá uma surpresa nada agradável no próximo mês. Isso porque o valor que não foi pago é acrescido de juros que estão na casa dos 15% (ou até maior dependendo de seu cartão). Alguns acabam pagando apenas o parcial da fatura um mês após o outro, o que é um erro fatal para o seu bolso.
Atraso na fatura do cartão - o que fazer

Fatura de cartão de crédito atrasada pode ocasionar um enorme prejuízo financeiro

O que fazer se não posso pagar a fatura?

Quando acontece um desequilíbrio, o ideal é tentar fazer um plano o quanto antes. Veja algumas dicas para você conseguir dar a volta por cima, reverter a situação e sofrer menores prejuízos:

  • Calcule o valor total de suas dívidas no cartão de crédito.
  • Tente trocar a dívida do cartão por um crédito pessoal ou financiamento mais barato. Créditos mais baratos: Financiamento ou refinanciamento de veículo, crédito consignado e alguns créditos pessoais específicos.
  • Caso não consiga uma linha de crédito mais barata, tente renegociar sua fatura: dê uma entrada e faça parcelas fixas que cabem em seu bolso;
  • Seja firme e controle seus gastos até que a situação fique controlada e cuide-se para que não aconteça novamente;
  • Só use novamente o cartão após o pagamento total da dívida em atraso, assim evita de piorar a situação ou cair na tentação novamente;
  • Deixe bem claro seus objetivos para o resto da família e peça para que todos colaborem;
  • Anote todos seus gastos no papel e controle-se.

Devo cancelar meu cartão?

Muitos acabam tomando uma medida drástica para tentar solucionar o descontrole financeiro: faz o cancelamento do cartão.

Em muitos casos, isso pode ser benéfico, pois se trata de cortar o mal pela raiz. Já em outros casos, isso não é aconselhável visto que o cartão pode ajudar em algumas situações.

O importante é pensar que você pode retomar o controle de suas finanças se tiver determinação, isso não dependerá do cancelamento ou não de seu cartão. O cancelamento só será importante caso você acredite que não irá conseguir se controlar com o cartão em mãos. Se você não sabe bem controlar os gastos com o cartão, então vale cancelá-lo. Porém, se for uma situação atípica, não há motivos para cancelar o cartão. Apenas siga em frente e tome como aprendizado.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *