Cartão de Crédito Para Menor de Idade

A gente já falou aqui no blog sobre o uso de cartões de crédito por crianças e adolescentes. A legislação brasileira é restritiva em relação à contratação de serviços financeiros por menores de idade. Por isso, os pais que desejam conceder um cartão de crédito para os filhos deve optar por um cartão adicional vinculado ao seu.

Porém, existe uma situação em que menores podem ter cartões de crédito próprios: quando eles podem comprovar renda e têm idade superior a 16 anos. Nesses casos, é necessária a assinatura dos pais no momento da adesão, mas, depois disso, o menor passa a usar a forma de pagamento de forma totalmente autônoma.

Um dos bancos que oferece essa possibilidade é o Banco do Brasil, por meio da Conta Jovem. Nesse caso, o jovem será o titular do cartão.

Cartão Ourocard Para Menores de Idade

A Conta Jovem é uma modalidade especial de conta corrente destinada a jovens de até 21 anos. Para quem tem mais de 16 anos, a conta oferece limite de crédito, possibilitando a contratação de empréstimos, financiamentos, compras no crediário e até um cartão de titularidade própria. Porém, para ter direito ao limite, o jovem precisa comprovar renda e passar por uma análise de risco de crédito.

Somente poderão solicitar o cartão Ourocard aqueles jovens com idade superior a 16 anos que já estejam empregados (formal ou informalmente). Estagiários, aprendizes e outros clientes que consigam comprovar renda também podem conseguir o cartão, desde que tenham como comprovar os ganhos para o banco.

Cartão Ourocard para menor de idade

Cartão Ourocard para menor de idade

Qual será o limite do cartão?

O limite do cartão é definido com base na análise de crédito feita pelo banco. A partir dos comprovantes de renda, o BB realiza um cálculo para dizer quanto será o máximo disponibilizado. Esse limite incluirá o cartão e outros possíveis produtos com crédito.

Qual será o meu cartão de crédito?

O menor receberá um cartão de crédito Ourocard para uso nacional com as bandeiras Mastercard ou Visa. O cartão terá o nome do titular impresso. Além de servir para compras no crédito, ele também será usado para pagamentos no débito e para movimentação da conta.

Quanto é a anuidade? E como pago a fatura?

A anuidade do cartão é grátis no primeiro ano de uso. A partir daí, será cobrada uma tarifa anual conforme a tabela de tarifas definida periodicamente pelo banco. A fatura é enviada pelos Correios e também fica disponível para consulta pela internet. Pelos canais de autoatendimento, o jovem titular pode optar pelo pagamento mensal da conta em débito automático.

Posso comprar no crediário?

O BB Crediário está sujeito à análise de crédito. Se a renda do menor der acesso a esse serviço, o cartão de crédito poderá ser usado em lojas parceiras para compras parceladas em até 48 vezes. O pagamento da primeira parcela é feito após 59 dias e o valor das prestações é debitado automaticamente do saldo da conta corrente.

Outros Bancos

Não encontramos informações sobre outros banco que ofereçam cartões de crédito para maiores de 16 anos com renda mensal. Se esse é o seu caso, sugerimos que procure as agências de outras instituições para saber se existem cartões de crédito e produtos financeiros disponíveis para você. Com a possibilidade de comprovação de renda mensal, é bem provável que você consiga ter um limite de crédito.

O Bradesco tem o Click Conta (saiba mais aqui) que oferece um cartão, O Click Conta ELO, mas apesar das aparências, este cartão é apenas débito, não podendo ser utilizado como cartão de crédito.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *