Como Descobrir o Código de Verificação do Cartão de Crédito

Você já fez compras com o cartão pela internet? Se a resposta for sim, é possível que você já tenha reparado que para efetuar a transação basta informar apenas os dados contidos no cartão. Uma das informações solicitadas é código de verificação, também conhecido como código de segurança ou código verificador. Trata-se de um número impresso em todos os cartões que serve, justamente, para verificar se o comprador tem o cartão em mãos.

O número é solicitado em todas as transações feitas sem o uso do cartão, ou seja, nos pagamentos pela internet ou pelo telefone. Por isso, quem não sabe qual é o código pode ter dificuldades na hora de finalizar essas operações corretamente. Para tentar acabar com as dúvidas, hoje explicaremos onde fica o código de verificação e para que ele serve.

O que é o código verificador?

Como comentamos antes, o código verificador é uma sequência numérica encontrada em todos os cartões de crédito. Ela é diferente de outros números do cartão porque não é impressa em alto relevo e costuma ficar um pouco mais “escondida”, com caracteres menores.

Nos cartões de crédito com as bandeiras Diners, Mastercard e Visa, o código tem apenas 3 dígitos e normalmente está impresso na parte posterior do cartão, abaixo da tarja magnética. Para os cartões da American Express, são 4 dígitos de código verificador localizados na parte da frente do cartão, geralmente à direita, acima do número e do nome do titular.

Os códigos podem ser chamados por outros nomes, conforCVC2me a operadora:

  • Cartão Visa –  CVV2 (Card Verification Value 2) – são três dígitos na parte de trás do plástico;
  • Cartão Mastercard – CVC2  (Card Validation Code) – também são apenas três dígitos impressos nas costas do cartão;
  • Cartão Diners – CID (Card Identification Number) – código composto por três números localizados atrás do cartão;
  • Cartão Amex – CID (ou Unique Card Code) – são diferentes dos demais e possuem o código na parte da frente do cartão, composto por 4 dígitos.

Veja nas imagens como localizar o código verificador do seu cartão:

Veja onde localizar os códigos de segurança dos cartões de crédito

Veja onde localizar os códigos de segurança dos cartões de crédito

Código Verificador e Segurança nas Compras

Quando uma máquina lê as informações contidas na tarja magnética do cartão, as informações como número, nome do cliente e data de vencimento são reconhecidas automaticamente. Assim, é possível ter acesso aos dados da forma de pagamento usando apenas um leitor (seja ele falso ou não). Para evitar o uso indevido desses dados em compras feitas sem apresentação do cartão, é exigido o código verificador, que não é lido automaticamente. Somente quem está com o cartão em mãos poderá informar esses números, o que torna as transações mais seguras.

Ainda assim, é preciso ter uma série de cuidados ao comprar ou fazer pagamentos à distância. Procure sempre preservar os dados o seu cartão de crédito, evitando que outras pessoas possam ter acesso a informações impressas nele.

Veja as dicas segurança para evitar golpes e fraudes:

  • Jamais empreste seu cartão de crédito para que outras pessoas possam utilizar;
  • Ao fazer um pagamento, peça para que o vendedor não saia de perto da sua vista com o cartão nas mãos;
  • Verifique a segurança dos sites onde utiliza seu cartão e só digite os dados em ambientes virtuais seguros;
  • Não entre em links enviados por e-mail de endereços desconhecidos.
[/caption]

Comentários
  1. GINA INDELICADA
    • Flávio
  2. Reiner
    • Flávio

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *