Como Ter um Cartão de Crédito Sem Comprovar Renda no Banco?

A maior parte dos bancos exige a apresentação de um comprovante de renda para a aquisição de cartões de crédito. Por isso, pessoas que estão iniciando a vida financeira ou que não possuem um trabalho formal podem ter dificuldades para ter acesso à forma de pagamento.

Para que serve a comprovação de renda?

Os comprovantes de renda são usados pelas instituições financeiras como parte da análise de crédito. O objetivo é verificar se aquele consumidor poderá arcar de fato com o limite de crédito que está contratando. Se alguém tem uma renda mensal de R$1 mil, por exemplo, não faz sentido que ela tenha limite superior a esse valor, pois o uso total do valor disponível implicará no não pagamento da dívida.

Assim, o limite de crédito é normalmente calculado com base na renda mensal apresentada. Quanto maior for a renda, maiores são as chances de conseguir um limite alto para o cartão. Mas essa regra nem sempre vale. Além da comprovação de renda, os bancos também verificam outras condições financeiras do consumidor, bem como realiza consultas aos cadastros negativos (SPC, Serasa e etc).

Importante: o Banco Central não impede que as instituições financeiras ofereçam cartões a pessoas sem comprovação de renda. As regras são definidas pelas empresas, seguindo as orientações do Bacen.

É possível ter um cartão sem comprovar renda?

Sim. Mesmo que a maioria dos bancos exija algum tipo de comprovação de renda, alguns produtos podem ser contratados de forma alternativa. Para cada perfil de consumidor, é possível encontrar pelo menos um tipo de cartão adequado sem necessidade de comprovar renda.

Quem é correntista de alguma banco mas não tem como comprovar renda mensal pode usar o relacionamento com a instituição como argumento para ter acesso ao cartão. Nesse caso, a própria movimentação na conta, como depósitos, pagamentos e saques servirão de base para a análise de crédito. o ideal é conversar com o gerente e explicar os motivos da não comprovação de renda.

Para os profissionais autônomos, os extratos bancários com as movimentações dos últimos meses podem ser usados como comprovante de renda. Também aqui é preciso que o gerente da instituição concorde com a solicitação do cartão nesses termos. O mais comum é que cartões de crédito mais simples, como o Nacional ou o Internacional sejam mais facilmente conseguidos por clientes sem comprovante oficial de renda.

Cartões de crédito sem comprovação de renda

Para facilitar a vida de nossos leitores interessados em adquirir um cartão, separamos informações sobre os principais cartões disponíveis no mercado que não exigem comprovante de renda na proposta. Analise as diferentes opções e veja qual delas atende melhor às suas necessidades.

O IbiCard Fácil está disponível para clientes sem renda comprovada

O IbiCard Fácil está disponível para clientes sem renda comprovada

Cartões sem conta em banco

O que muita gente esquece é que existem cartões de crédito que não levam bandeiras de bancos. Talvez o maior exemplo destes cartões “independentes” seja o Nubank, um cartão de crédito criado por startup brasileira e que tem como mote a ideia de levar um cartão livre de tarifas e anuidades além de total interatividade e controle de seus gastos através de um aplicativo próprio da empresa.

O Nubank oferece os benefícios de um cartão Platinum, porém sem cobrar por isso. Vale a pena conferir.

Aplicativo Nubank

O Cartão de Crédito Nubank além de isenção de anuidade, oferece controle total de seus gastos por um aplicativo exclusivo

Cartão Vinculado à Poupança

Outra opção para quem não tem comprovante de renda mensal são os cartões vinculados a uma conta poupança. Para fazer o cartão, o consumidor precisa escolher uma instituição que oferece esse tipo de produto e abrir a poupança. A liberação do crédito normalmente depende de um depósito inicial, que será usado para calcular o limite do cartão.

O principal exemplo disponível no mercado é o IbiCard Fácil, que pode ser solicitado sem comprovação de renda, nem consulta ao SPC ou Serasa. Com o cartão o cliente pode fazer compras parceladas em até 10 vezes. Além disso, é possível estender os benefícios para até dois cartões adicionais. Para adquirir o cartão é necessário fazer um depósito CDB com valor mínimo de R$100.

Além de não solicitar comprovante de renda, o Cartão Petrobras é livre de anuidade

Além de não solicitar comprovante de renda, o Cartão Petrobras é livre de anuidade

Cartões de Loja

Os cartões do tipo private label costumam oferecer condições especiais para aquisição como forma de atrair novos clientes. Por isso, os chamados cartões de loja podem ser uma ótima opção para quem não tem renda comprovada.

Dois ótimos produtos disponíveis no mercado são:

Ambos são totalmente isentos de anuidade e podem ser contratados sem comprovação de renda. O Banco do Brasil, responsável pela emissão, faz uma análise de crédito a partir do CPF do solicitante para definir se o cliente pode ou não ter acesso ao cartão e definir o limite de crédito do cartão. Outra vantagem dos dois cartões é que eles participam de programas de recompensas que podem dar descontos no valor da fatura.

O Ourocard Universitário é uma opção de cartão para estudantes sem comprovação de renda

O Ourocard Universitário é uma opção de cartão para estudantes sem comprovação de renda

Cartões Universitários

Os cartões de crédito voltados par ao público universitário não exigem comprovação de renda, justamente por que os bancos reconhecem que os estudantes estão ingressando na vida financeira. A solicitação desse tipo de cartão geralmente está vinculada à contratação de uma conta universitária.

O limite de crédito pode ser mais baixo e aumentar conforme o universitário passe a movimentar sua conta com recebimento de mesada, remuneração por estágio ou bolsa de pesquisa. No momento da adesão, é necessário apresentar somente o comprovante de matrícula em uma instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC e documentos pessoais.

Veja algumas opções de cartão de crédito para universitários disponíveis:

  • Itaucard Universitário Visa
  • Itaucard Universitário Mastercard
  • Caixa Universitário Mastercard Internacional
  • Caixa Universitário Visa Internacional
  • Caixa Universitário Mastercard Nacional
  • Bradesco Visa Universitário Internacional
  • Bradesco Visa Universitário Nacional
  • Ourocard Universitário
  • Meu Credicard Mastercard
  • Santander Fit

Como você pode notar, alguns desses cartões são aceitos internacionalmente, mesmo sem a comprovação de renda.

Os cartões pre-pagos são mais uma opção para quem não tem renda mensal

Os cartões pre-pagos são mais uma opção para quem não tem renda mensal

Cartões Pré-Pagos

Os cartões pré-pagos não funcionam exatamente como um cartão de crédito, mas podem facilitar bastante a vida de quem não tem comprovante de renda nem conta bancária. O grande diferencial desses produtos é que o solicitante pode adquiri-lo sem nenhuma burocracia. Por isso, quem está com o nome sujo também pode encontrar no cartão pré-pago a melhor alternativa de pagamento.

O funcionamento do cartão é semelhante ao de um celular pré-pago. O cliente insere uma quantidade pré-definida de créditos que poderão ser usados em pagamentos e compras. As emissoras cobram algumas tarifas pelos serviços utilizados (recargas, saques, transferências e etc.). Para manter o controle financeiro, é preciso estar de olho nessas cobranças e comparar os cartões disponíveis.

Veja algumas opções:

Os cartões pré-pagos também podem ser adquiridos em moeda internacional, sendo uma boa opção de pagamento em viagens internacionais.

[/caption]

Comentários
  1. Tatiane Azevedo de Paula
    • Flávio
    • Carla
  2. Valdilene Pereira gomes
    • Flávio
  3. Edson da Silva Bezera
    • Flávio
    • derek silva
      • Flávio
      • Witor
  4. Jucinei
  5. Helenita de fatima mariano
    • Flávio
  6. Anderson
    • Flávio
  7. Anm
    • Flávio
  8. cassio santos
    • Flávio
  9. Pedro
    • Flávio
  10. Ester
    • Flávio
  11. Edineia Teixeira
    • Flávio
  12. Maria Jose Leda da Silva
  13. maria julia
    • Flávio
  14. Ianca
    • Flávio
  15. josailton
    • Flávio
  16. Flavia
  17. jackson
    • Flávio

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *