É Possível Pagar a Fatura de um Cartão de Crédito com Outro Cartão?

Imagine essa situação: a fatura de um cartão de crédito seu está para vencer, e você não tem o valor suficiente para pagá-la integralmente. Como resolver essa situação? Deixar de pagar o valor total da fatura não é uma boa escolha, já que os juros cobrados são altos, e você pode acabar se enrolando com uma dívida que cresce cada vez mais. Créditos ou empréstimos pessoais podem ser uma opção, mas mais uma vez, os juros cobrados normalmente são altos.

É aí que surge uma alternativa que muita gente não conhece, ou tem dúvidas sobre, e que pode ajudar, desde que seja usada conscientemente. É possível sim pagar a fatura de um cartão de crédito utilizando outro. Existem alguns cartões de crédito no mercado permitem a opção de pagamento de contas ou até mesmo da fatura de outro cartão.

Vale a pena?

A melhor resposta para essa questão é depende. Pagar a fatura que está para vencer de um cartão de crédito utilizando outro pode ser uma boa opção, principalmente em casos mais emergenciais, em que você não tem o dinheiro para pagar o total da fatura antes do vencimento mas terá o dinheiro dias depois para quitar o cartão seguinte.

No fim das contas, tudo vai depender das alternativas que você tem em mãos.

O grande ponto positivo de realizar essa operação é você poder adiar o pagamento da sua dívida. Assim, você pode quitar a fatura que está para vencer antes da data limite, ficando livre dos juros por atraso, podendo pagar esse valor só no vencimento da próxima fatura do outro cartão. Ou seja, você ganha tempo para pagar a dívida se livrando dos altíssimos juros cobrados por atrasos.

cartao_de_credito

É possível pagar um cartão de crédito com outro.

Antes de se decidir por essa alternativa, lembre-se de verificar as taxas cobradas pelo cartão que você está usando para pagar a dívida. Normalmente, esse valor é bem menor do que os juros e multas cobrados pelo atraso, mas tenha em mente todos esses valores para comparar bem suas opções.

Outras opções para pagar o cartão

Outras opções para não deixar de pagar a dívida seriam o cheque especial ou algumas modalidades de crédito pessoal, mas essas normalmente também apresentam taxas de juros altas. Para exemplificar, a tarifa cobrada para pagamentos de contas em cartões de crédito normalmente giram em torno dos 2,5%. Já um empréstimo pessoal no Banco do Brasil os juros são mais que o dobro, ultrapassando os 5%. Já o cheque especial supera os 10%, e nos três casos há cobrança de IOF.

Outro ponto positivo de pagar a fatura de um cartão com outro cartão é a possibilidade de parcelar esse valor. Mas neste caso, também tenha em mente que será cobrado juros, portanto veja qual o valor dessa taxa, faça as contas e compare com outras opções.

Resumindo, essa pode ser uma alternativa válida, mas reflita bastante antes de usá-la e compare-a com todas as suas opções. Você está adiando o pagamento de uma dívida para a qual você tem o valor suficiente no momento, e assim evitará multas e juros, mas isso só deve ser usado em situações verdadeiramente emergenciais.

Se você possui algum valor na poupança, ou tenha alguma outra alternativa em que consiga esse valor, o melhor será sempre pagar o valor integral da fatura, antes do vencimento, quitando a dívida de uma vez e depois procurando se reorganizar financeiramente, sem dívidas pendentes. Agora, caso seja impossível conseguir o valor, essa é uma alternativa para a qual você deve estar aberto.

Portanto, caso você tenha certeza de que terá todo o valor devido no vencimento da próxima fatura do cartão que você está utilizando para pagar a dívida, essa pode ser sim uma boa opção. Entretanto, sem essa certeza, é melhor pensar muito bem antes de fazer isso, porque você estará apenas adiando um problema, com uma bomba que estourará novamente nas suas mãos dentro de pouco tempo.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *