Como conseguir estorno na compra com cartão?

Hoje, é praticamente impossível encontrar alguém que não utilize cartão de crédito em suas compras, afinal o processo é muito mais fácil, seguro e o cartão é de fácil obtenção. Compra aqui, compra ali, de vez em quando enfrentamos alguns problemas com a loja onde decidimos gastar o dinheiro. Por isso, muitas pessoas ficam em dúvida sobre a seguinte questão: se houver algum problema com a compra, mesmo que seja por desistência, como faço para conseguir meu dinheiro de volta?

O estorno na compra com cartão é um direito do consumidor em muitas situações, mas é necessário ficar atento às regras e deveres do titular do cartão, para ter certeza que haverá devolução do dinheiro. Confira algumas questões que devem ser observadas para evitar problemas.

O que é o estorno?

Trata-se de um procedimento que possibilita o cancelamento de uma compra, que pode ser feito por desistência do consumidor ou mesmo de um erro cometido no ato da compra, que pode ter sido realizado tanto pelo cliente quanto pela loja. Além disso, também existe um tipo de estorno que é feito quando há cobrança indevida na fatura, algum valor cobrado que não foi gasto por você.

O estorno na compra com cartão, pode ser feito de duas maneiras: com a simples devolução do dinheiro ou até mesmo com o cancelamento da compra. O que define a forma como será feito o processo é a ocasião, por isso na maior parte das vezes você não tem a opção de escolher o método de devolução do valor. Além disso, é importante lembrar que ele nem sempre acontece imediatamente, a devolução pode demorar até duas faturas para ser finalizada.

Como solicitar o Estorno

O estorno da compra com cartão de crédito deve ser utilizado em caso de desistência, cancelamento ou erro no valor da compra. Segundo as regras do Procon, o cliente deve solicitar um protocolo ou documento que comprove que o estorno foi realizado, caso o lojista o faça por conta própria na hora da compra. Se não, deve-se entrar em contato com a administradora do cartão para solicitar o cancelamento.

Estorno no cartão de crédito

Estorno no cartão de crédito é simples, mas precisa de atenção

Em todos os casos, cabe exclusivamente ao dono do cartão o alerta a administradora. Seja qual for o motivo, dentre os citados anteriormente, é importante verificar se existe algum procedimento padrão estabelecido pela empresa para a solicitação do estorno. Portanto, mesmo se a loja garantir que o estorno já foi feito, entre em contato com a administradora para verificar e ter certeza que sua fatura virá com os valores devidos.

É importante ressaltar que o estorno de compra indevida feita pelo cliente só é feito quando a fatura é paga. Portanto, não deixe de pagar a fatura! O dinheiro gasto virá como um crédito na próxima fatura, um desconto integral para as próximas vezes que efetuar uma compra. Enquanto isso, caso o boleto venha com uma cobrança que não é reconhecida pelo consumidor, ele não deve pagar o valor e a administradora deve ser acionada o mais rápido possível. Em cinco dias úteis, ela é obrigada a resolver o problema e decidir a forma de pagamento.

Qual o Prazo para o estorno?

No caso de um cancelamento da compra, o estorno é feito imediatamente e nenhum valor poderá constar em sua fatura. Já quando a solução é o crédito para próximas compras, a quantia pode demorar até duas faturas após a solicitação para chegar. Em caso de uma cobrança indevida, a administradora deverá estabelecer um prazo para restituição do valor. Normalmente, todas essas respostas não demoram mais do que uma semana, portanto, fique atento para evitar possíveis enrolações ou golpes e preste atenção em todos os gastos descritos em sua fatura.

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