O que é Limite Emergencial de Crédito? Veja como usar

Em um momento de crise, como na atual realidade no Brasil, são inúmeros os casos de pessoas se endividando e o principal agente facilitador desse endividamento é o Cartão de crédito. Essa modalidade de pagamento acaba gerando no consumidor a falsa sensação de ter condições para realizar diversas compras, mesmo sem ter dinheiro. O crédito no geral, seja ele de qualquer formato (empréstimo, cartão, consignado, entre outros) deve ser utilizado com grande responsabilidade para, o que é um recurso financeiro vantajoso, não acabar virando mais dor de cabeça para o consumidor.

Entre todas as diversas “surpresas” que os cartões de crédito podem reservar, está o Limite Emergencial de Crédito. Em alguns casos, esse limite extra pode ser “o salvador da pátria”, um recurso benéfico e útil para o consumidor, mas é importante tomar um certo cuidado pois em muitas situações ele acaba se tornando uma armadilha.

O limite emergencial nada mais é que um serviço oferecido por alguns bancos para aprovar compras em valores superiores ao limite disponível no cartão de crédito.

É importante ressaltar que assim como todos os outros serviços bancários, este está atrelado à uma taxa que muitas vezes não é bem divulgada pelos bancos e grande parte dos usuários de cartão nem mesmo tem conhecimento da existência delas. Por isso é importante conhecer e entender como funciona esse recurso, para saber a melhor forma de usá-lo, e não acabar gerando mais dívidas e se perdendo em meio às taxas impostas.

Como funciona o Limite Emergencial de Crédito?

Geralmente ao tentar realizar uma compra acima do valor disponível no seu cartão de crédito, a operação é recusada diretamente na maquininha no momento da venda, gerando um código de erro.

limite emergencial de credito

Usa-se o limite emergencial de crédito para comprar além do disponível

O Limite Emergencial tem por objetivo tornar possível a realização de compras em situações similares a esta, desta forma o banco oferece a opção pela contratação de um limite extra. Essa contratação pode ser feita através do Internet Banking, aplicativos, telefone, agências do seu banco ou mesmo de maneira automática, dependendo de qual instituição você é cliente. Uma vez solicitado, a instituição financeira faz uma avaliação da sua situação e pode conceder ou não a liberação de créditos extras.

Cada banco tem seus critérios e processos, por isso para saber mais detalhes dessa avaliação entre em contato com o seu banco.

Como contratar o Limite Emergencial de Crédito?

A maneira de contratação, assim como os critérios de avaliação mudam de banco para banco, geralmente é pelas plataformas digitais e canais de autoatendimento. A seguir você terá acesso à alguns exemplos, mas vale reforçar que os bancos possuem canais de informação onde é possível ter acesso a mais detalhes.

Banco do Brasil

No BB você pode consultar o limite de crédito especial disponível enviando o texto AE para o número 4004-0001. Os valores das taxas cobradas pelo banco estão disponíveis no site da instituição e você pode ter acesso clicando aqui. Hoje será cobrado R$18,00 por avaliação.

Para aderir aos créditos emergenciais você precisa solicitar o serviço através do Internet Banking ou pelos aplicativos.

Itaú

Segundo o site do banco, para contratar o serviço basta acessar a conta corrente ou o cartão no Internet Banking da instituição e pesquisar por “Avaliação Emergencial de Crédito”.

Assim como no anterior há uma taxa atrelada ao serviço, no site ressalta-se que existe a possibilidade de cancelar o serviço, porém nesse caso a compra de valores superiores ao limite original não será autorizada.

Bradesco

A contratação nesse caso também é realizada através do Internet Banking, mais informações podem ser encontradas na página do serviço dentro da plataforma digital do banco. Não foram encontradas informações, disponíveis para o público geral, sobre o acesso ao serviço através do aplicativo ou outros meios.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *