Por que o cartão é bloqueado? O que fazer?

Você já tentou passar o seu cartão e se deparou com a mensagem de erro 57? Ela significa que o seu cartão foi bloqueado para uso, mas a maior parte das pessoas não sabe exatamente qual é a causa do bloqueio. Vários motivos podem levar o banco a fazer o cancelamento. Por isso, o mais importante é que você entre em contato para tentar resolver o problema diretamente com a instituição financeira responsável pelo cartão.

Se você está passando ou já passou por situações como essa, é bom conhecer algumas das causas para que o cartão seja bloqueado pelo banco. Dessa forma, fica mais fácil evitar que os problemas aconteçam e resolvê-los caso sejam inevitáveis.

Cartão Vencido

Os cartões possuem uma data de vencimento, que varia conforme a data em que ele foi emitido. Quando o cartão expira, ou seja, quando passa do vencimento, ele deixa de servir para uso em compras. Quase todos os bancos enviam um novo cartão para o cliente antes que ele expire, mas se isso não acontecer, será necessário entrar em contato para solicitar um cartão atualizado. Do contrário, você não poderá usá-lo nem em compras, nem em consultas no caixa eletrônico.

 Cartão Bloqueado Para Uso

Os cartões novos são enviados bloqueados para o usuário por questões de segurança. Assim, antes de fazer qualquer compra, é preciso que o cliente siga o procedimento de desbloqueio solicitado pela instituição financeira. Se isso não for feito, as tentativas de uso serão recusadas para compras e demais pagamentos. Na dúvida, leia novamente a carta que acompanha o cartão ou ligue para o número impresso na parte posterior do cartão. O desbloqueio costuma ser feito de forma simples pela internet ou pelo telefone, em poucos minutos.

Veja os motivos pelos quais o seu cartão pode ser bloqueado.

Veja os motivos pelos quais o seu cartão pode ser bloqueado.

 

Senha Digitada Errada

A principal causa de bloqueio é a segurança do cliente. Por isso, quando ele digita a senha do próprio cartão errada, os bancos podem tomar a decisão de bloquear o cartão. Isso acontece porque há a suspeita de fraude, roubo ou uso indevido. Na maior parte dos bancos, é preciso que o titular do cartão vá até sua agência para solicitar o desbloqueio, garantindo que ele mesmo fez o uso equivocado da senha. Uma dica é ficar sempre atento na hora de digitar a sequência numérica, evitando confusões. Se tiver esquecido a senha, é melhor não digitá-la nos caixas eletrônicos e maquininhas.

Outros Problemas de Segurança

Não é só no caso de senha digitada errada que os bancos efetuam o bloqueio. Outras suspeitas de fraude também podem fazer com que o cartão seja bloqueado. Essas desconfianças por parte do banco quase sempre surgem quando você faz pagamentos com valor acima do normal, compra no exterior ou em outras cidades. Ainda assim, as instituição precisam avisar seus clientes antes de solicitar o bloqueio para evitar constrangimentos no uso do cartão. O ideal, caso o cartão seja cancelado sem seu conhecimento, é ir ao banco e conversar sobre a situação. Se for viajar para o exterior ou fazer compras em sites internacionais, lembre-se de avisar o banco antes.

Não Pagamento da Fatura

O não pagamento da fatura pode ser usado como motivo para o bloqueio do cartão. Porém, assim como na situação anterior, o cliente deverá ser comunicado antes para não tentar usar o cartão bloqueado. Se você esqueceu de pagar a fatura, é preciso quitá-la o quanto antes e ligar para administradora para informar o pagamento. Em casos de endividamento, quando o usuário realmente não tem o dinheiro para pagar o valor devido, algumas soluções podem ajudar, como a contratação de um empréstimo com juros menores. Quando o banco não informa antes sobre o bloqueio, o titular pode procurar um órgão de proteção ao consumidor para saber mais sobre os seus direitos. Mesmo assim, é sempre bom tentar resolver tudo com o banco da melhor maneira possível.

Fatura Contestada

O último problema que listaremos é a fatura contestada. O processo de contestação é aberto quando o cliente não concorda com uma ou mais despesas cobradas em sua fatura. A administradora poderá fazer uma investigação e, caso haja suspeita de fraude, bloquear o cartão para uso até que tudo seja resolvido. Esse não é o procedimento mais usual, mas pode ocorrer. Porém, como no motivo anterior, o titular deverá ser comunicado com antecedência sobre o bloqueio. A solução aqui é um pouco mais complicada, porque depende da investigação. O melhor é aguardar até que qualquer suspeita de fraude seja realmente vetada.

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Comentários
  1. Luana
    • Flávio

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