Precisa de senha para comprar com cartão na internet?

O mercado de vendas pela internet não para de crescer. As grandes lojas brasileiras já contam hoje com sites completos e seguros. Além disso, existem os comércios que ocorrem somente online, como é o caso dos produtos vendidos no Mercado Livre e outras páginas semelhantes.

Mesmo com o crescimento, muitas pessoas têm dois pés atrás com as compras feita pela internet. Essa desconfiança faz algum sentido, porque existem de fato alguns golpes e fraudes que ocorrem no mundo digital. No entanto, comprando em ambientes seguros, o risco é muito pequeno.

Pagamento Com Cartão de Crédito

O pagamento com cartão de crédito é uma forma segura de pagamento pela internet, desde que o consumidor esteja atento a alguns detalhes.

Quem já fez compras pagando com o cartão sabe que não é solicitada a senha, mesmo em cartões com chip (que precisam de senha para pagamentos nas máquinas de cartão). A transação online é confirmada apenas com os dados do cartão de crédito:

Número do cartão de crédito – geralmente impresso na parte da frente do cartão, é composto por 16 dígitos na maior parte dele.

Nome do titular – o nome impresso no cartão de crédito pode ser abreviado por uma questão de espaço. Observe bem, pois você precisará digitar exatamente como está no cartão, com todas as abreviações.

Data de vencimento – a data que consta na parte posterior do cartão corresponde ao seu vencimento e também serve para confirmar a autenticidade da forma de pagamento.

Código de segurança – a sequência normalmente composta por 3 números fica marcada na parte de trás do cartão, abaixo da tarja magnética. Ela é essencial para as transações online.

Saiba como fazer compras online com seu cartão de crédito.

Saiba como fazer compras online com seu cartão de crédito.

Segurança nas Compras Online

Respondendo claramente à pergunta feito no título do artigo: não é preciso usar senha para comprar pela internet. Como você pode notar, basta os dados do cartão para fazer compras online. Por isso, quando o cartão é perdido ou roubado, o mais comum é que ele seja usado nesse tipo de transação. Portanto, se perder seu cartão ou ocorrer algum furto e roubo, não pense duas vezes antes de bloqueá-lo. Você poderá pedir outro depois.

Para garantir a segurança nos pagamentos, o ideal é manter os dados do seu cartão em sigilo. Não os exponha para outras pessoas e tome muito cuidado quando for digitá-los em sites de bancos e lojas online. Se você for bastante cauteloso com o número do cartão e o código de segurança, as fraudes são mais difíceis de ocorrer.

Dicas de Segurança:

  • Não deixe que o seu cartão seja levado pelo comerciante para longe da sua vista;
  • Ao perder o cartão, comunique o banco imediatamente para solicitar o bloqueio;
  • Nos casos de roubo ou furto, além da solicitação de bloqueio faça também um boletim de ocorrência;
  • Sempre verifique a segurança dos sites onde utiliza seu cartão;
  • Mantenha um bom antivírus instalado em seu computador para evitar programas maliciosos que roubam senhas;
  • Desconfie de e-mails e mensagens que solicitam todos os dados do seu cartão de crédito;
  • Jamais empreste seu cartão para outras pessoas fazerem compras;
  • Se possível, utilize serviços de pagamento como o PayPal e o PagSeguro, que aumentam a segurança das transações;
  • Pesquise antes de compras em sites desconhecidos ou com promoções muito chamativas.
[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *