Visa ou MasterCard: qual escolher? É melhor pegar os dois?

Quem nunca teve um cartão de crédito pode ter dúvidas na hora de escolher qual produto adquirir. No mercado, as variações são muitas: cartões de loja, cartões de banco, cartões de financeiras, cartões nacionais, cartões internacionais, cartões de companhias aéreas, dentre várias outras opções. Existem ainda as bandeiras, que aumentam as dúvidas de quem não sabe o que escolher.

O que é a bandeira do cartão?

A primeira dúvida a ser sanada é sobre a bandeira. Aliás, Visa e Mastercard, diferentemente do que muitos pensam, não são emissoras de cartão, mas sim bandeiras.

De acordo com a cartilha da ABECS, a bandeiras são:

instituições que autorizam o uso de sua marca e de sua tecnologia por emissores e credenciadoras de estabelecimentos. Essas marcas aparecem nos cartões e nos estabelecimentos credenciados.

O mais importante é que você saiba que elas serão responsáveis pela aceitação do seu cartão. Se você tem um cartão com as bandeiras Visa ou Mastercard, dificilmente terá problemas de aceitação, tanto aqui no Brasil como no exterior. Porém, pode acontecer de alguns estabelecimentos não receberem uma dessas bandeiras ou as duas.

As bandeiras menos conhecidas podem ser mais difíceis de serem aceitas. A bandeira nacional Elo, por exemplo, recebe muitas queixas dos usuários com relação à aceitação dos seus cartões em lojas.

Mastercard ou Visa: qual é melhor?

Mastercard ou Visa: qual é melhor?

Visa ou Mastercard?

Como vimos, em termos de aceitação, Visa e Mastercard são muito parecidas. Como elas são as principais bandeiras atuantes no Brasil, com inúmeras parcerias, grande parte dos estabelecimentos que recebem pagamentos com cartão aceitam essas bandeiras. Ainda assim, se você tem dúvidas, vale a pena dar uma olhadinha se os lugares onde você sempre compra operam com essas bandeiras.

Por isso, na hora de escolher um cartão com a bandeira Visa ou Mastercard, é preciso levar em consideração outros fatores. As promoções são bem importantes, porque garantem ao usuário um retorno daquilo que gastam com o uso do cartão.

Tanto a Visa quanto a Mastercard têm hoje boas promoções vigentes. Veja:

Mastercard Surpreenda

O Programa Surpreenda da Mastercard é bem eficaz por duas razões: há um grande número de parcerias e o sistema de resgate de recompensas é muito simples. Depois de se cadastrar no site da promoção, o cliente ganha pontos sempre que faz compras. Os pontos acumulados podem ser trocados por vouchers que dão direito a compras do tipo “pague 1, leve 2”. Por causa da parceira com a Tam, um dos grandes benefícios é o resgate de pacotes de viagem que saem com desconto porque você paga só por 1 na compra de 2.

Vai de Visa

As promoções da Visa não são organizadas de forma tão sistemática quanto Surpreenda. Por isso, falando por experiência própria, pode ser um pouco mais complicado aproveitar os benefícios da bandeira. No site do Vai de Visa, é possível visualizar todas as promoções que estão vigentes. Com as parcerias, o que mais vale a pena é usar os descontos oferecidos para compras em algumas lojas específicas.

É melhor ter cartões com as duas bandeiras?

Para aproveitar “o melhor dos dois mundos” o usuário dos cartões pode optar por ter um cartão de cada bandeira. A propósito alguns bancos, como o Banco do Brasil, oferecem descontos na anuidade para a contratação de uma 2ª bandeira, o que pode ser interessante.

Com os dois cartões, é possível aproveitar os descontos, promoções e vantagens que cada empresa oferece. Por outro lado, o cliente também terá que arcar com duas faturas e duas anuidades, isso sem falar na possibilidade de cobrança de juros em ambos os cartões. Por isso, é preciso analisar bem essa decisão. Se você quiser mesmo ter um cartão Visa e outro Mastercard, o ideal é muito controle financeiro.

Outra dica para quem está pensando em ter dois cartões de crédito com bandeiras diferentes é diferenciar as datas de vencimento. Dessa forma, você conseguirá aproveitar melhor o prazo de 40 dias que a maior parte das emissoras oferece aos clientes. Para compras no fim do mês, você usa o cartão que vence mais perto do fim do mês, e vive-versa.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *