É possível Cancelar um TED ou DOC?

Esta é uma questão muito comum entre os usuários de serviços bancários. Cancelar uma transação pode ir além da maldade para tentar lesar alguém, mas sim uma necessidade devido inserção de dados errados ou mudança de planos em um curto período de tempo. Mas como isso pode ser feito, se é que é possível cancelar uma transação destas.

Existem algumas situações bem específicas em que o cancelamento de uma transferência pode ser feita, mas nem sempre é simples de fazê-lo. Abaixo, vamos explicar como ter a devolução dos valores em diversas situações.

De maneira geral, não é possível alterar os dados de um TED ou DOC após o envio. Sejam os dados do favorecido ou o valor da transação não podem ser modificados, ou seja, é preciso muita atenção antes de confirmar qualquer transação. Um número trocado é suficiente para invalidar a transação ou fazer com que seja enviada a outro destinatário. Para cancelar uma transação do tipo TED, apenas se for agendada e, para DOCs, veja abaixo.

Uma vez que a ordem é enviada ao banco de destino, não é possível cancelar a transferência, no entanto, em casos de DOC onde a compensação ocorre em D+1, ou seja, no próximo dia útil, existe uma possibilidade em alguns bancos. O Itaú, por exemplo, permite o cancelamento do DOC se ele for feito em sua própria agência de relacionamento se o remetente solicitar o cancelamento até às 16hs da data de envio.

Para TED, não existe nenhuma possibilidade de cancelamento depois que foi enviado.

É possível cancelar um DOC ou TED? E se for agendado?

É possível cancelar um DOC ou TED? E se for agendado?

DOC ou TED Agendado

Em caso de transações que tenham sido agendadas para uma data futura, no entanto, existe a possibilidade de cancelamento da transação segundo algumas regras. Nesse caso, é preciso observar o seguinte:

  • DOC agendado poderá ser cancelado até às 18hs do dia útil de envio.
  • TED agendado poderá ser cancelado até 1 dia útil antes da data de envio.

Prazo de Compensação

Os prazos de compensação para um TED ou DOC já foram bem discutidos aqui no blog, mas vale lembrar o tempo em que as transações podem levar até a conferência pelo destinatário.

O DOC é creditado na conta do favorecido um dia útil após o envio da ordem. Considera-se o horário limite às 22hs. Já o TED é creditado no mesmo dia desde que enviado até às 17hs.

Você pode conferir se a transferência foi efetuada com sucesso através de seu extrato bancário. Se ocorrer a devolução, poderá ser cobrada tarifa normalmente e o estorno do valor principal fica a cargo do outro banco a qual enviou o dinheiro. O DOC deve ser devolvido em 2 dias úteis e um TED em até 1 hora a contar do envio.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *