Como Abrir uma Conta Corrente Para Receber Cartão de Crédito?

Dados de 2015 revelam que cerca de 60% da população que trabalha possui conta em banco. Se, por um lado, podemos notar que a bancarização é crescente, por outro, vemos que ainda existem um grande número de pessoas que ainda não utiliza os serviços bancários.

As camadas menos favorecidas são as com maior índice de não bancarização. Mesmo recebendo uma renda fixa, essas pessoas não consideram necessário ter uma conta bancária.

O acesso ao crédito é um dos fatores que levam essas pessoas a procurarem o banco. Em busca de cartões de crédito, financiamentos e empréstimos, os brasileiros acabam optando pela abertura de uma conta, mesmo que seja do tipo “poupança”.

A dúvida que fica, nesses casos, é se todo cliente tem acesso a esses serviços quando se torna correntista. Afinal, vou receber um cartão assim que abrir uma conta no banco?

Crédito Para Correntistas

Os bancos se disponibilizam a oferecer crédito a seus clientes por várias razões. Primeiramente, é bem mais fácil conhecer a vida financeira de alguém que tem conta na instituição, o que permite um cálculo mais seguro do quanto é possível emprestar.

Além disso, com a abertura da conta o banco passa a ter mais ferramentas de cobrança. No caso de alguns tipos de financiamentos e empréstimos, por exemplo, o valor é debitado automaticamente do saldo da conta, dificultando bastante a inadimplência.

Isso não significa, no entanto, que o banco sempre liberará crédito para um correntista. Qualquer tipo de linha de crédito passa por uma análise de risco. As instituições financeiras utilizam diversas fórmulas para verificar o risco de se emprestar dinheiro àquela pessoa e só depois da aprovação libera o cartão, o financiamento ou o empréstimo.

Como Obter um Cartão de Crédito?

Hoje em dia, a maior parte dos bancos oferece aos seus clientes correntistas um cartão de crédito no momento da abertura da conta. As condições da oferta variam bastante, assim como o tipo de cartão disponibilizado.

Para abrir a conta você precisará apresentar os documentos pessoais e, quando for o caso, um comprovante de renda. A partir desses dados, o banco já calcula qual será o seu limite de crédito disponível no cartão. Um cliente que recebe salário mínimo, por exemplo, pode receber um cartão básico, de utilização nacional. Já quem pode apresentar renda mais elevada, são oferecidos cartões internacionais, às vezes com vários benefícios incluídos.

Vale a pena ter um cartão de crédito vinculado à conta corrente?

Vale a pena ter um cartão de crédito vinculado à conta corrente?

Esse cartão de crédito vinculado à conta não pode ser obrigatório. O cliente deve ter o direito de desbloqueá-lo ou não, conforme suas preferências. O contrato do cartão é diferente do contrato da conta e deve ter, em suas cláusulas, explicações claras sobre os custos e funcionamento do mesmo.

Vantagens e Desvantagens do Cartão Múltiplo

Os cartões de crédito que também funcionam na modalidade débito e para movimentação de conta são chamados de “cartão múltiplo”. Eles  podem ser interessantes porque o relacionamento com o banco possibilita negociações como limite maior ou descontos na anuidade.

Por outro lado, abrir uma conta só para ter um cartão de crédito pode significar mais gastos. É preciso ter em mente que serão cobradas taxas pela manutenção da conta e também pelo uso do cartão. Outro cartões, oferecidos por lojas, podem ser isentos de tarifa anual.

A dica para quem está pensando em abrir uma conta e obter um cartão de crédito é avaliar antes todos os custos envolvidos. Pesquise, compare e veja se essa é realmente a melhor opção para o seu bolso.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *