Como Escolher um Banco Para Abrir uma Conta

Na hora de abrir uma conta bancária, a principal dúvida é em relação à escolha do banco. Com tantas instituições financeiras consolidadas no mercado brasileiro, fica difícil decidir qual delas deve ser responsável por cuidar do seu dinheiro. Pensando nisso, preparamos algumas dicas que vão de te ajudar a escolher o melhor banco. Sugerimos também a leitura do artigo “Como Escolher o Melhor Banco Para Abrir uma Poupança“.

Compare as tarifas cobradas pelo banco

A primeira dica, e talvez a mais importante, diz respeito às tarifas praticadas pelo banco. O Banco Central padronizou os pacotes de serviços oferecidos pelas instituições financeiras, que hoje pode vender 4 cestas padrões. Com essa mudança, ficou bem mais fácil comparar os pacotes dos diferentes bancos. A melhor maneira de fazer essa comparação é usando a ferramenta STAR da Febraban: www.febraban-star.org.br.

O sistema permite a consulta de tarifas e também a comparação entre bancos. Observe a tabela:

Comparação entre pacotes de serviços

Os bancos com melhores tarifas para cesta de serviço são os públicos: Caixa Econômica e Banco do Brasil. Se compararmos os custos do Pacote IV, a diferença entre o mais caro (R$32) e o mais barato (R$23,85) é de R$8,15. No decorrer de 1 ano, essa diferença será de R$97,80, o que pode ser um valor considerável pensando que os serviços oferecidos são os mesmos.

Importante: se você pretende aderir aos serviços essenciais ou a uma conta digital, a comparação entre os pacotes não faz muito sentido, pois não haverá cobranças desse tipo em sua conta.

Compare a qualidade do serviço

A qualidade do serviços prestado pelos bancos também é fundamental para evitar futuras dores de cabeça. A experiência de cada cliente pode diferir muito, havendo sempre aqueles que defendem um banco com unhas e dentes enquanto outros possuem graves queixas contra a mesma instituição. Para efeito de consulta, vale a pena dar uma olhada no Ranking de Instituições por Índice de Reclamações do Banco Central.

Os dados da imagem abaixo são relativos ao mês de maio de 2015:

Comparação entre índices de reclamação

Comparação entre índices de reclamação

O ranking leva em consideração o índice de reclamações, que é calculado da seguinte forma: o número de reclamações é dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000. Assim, o resultado não é alterado pela maior quantidade de reclamações. O Bradesco lidera o ranking de maio com índice 15,64 e 1185 reclamações realizadas no período. Dentre os principais bancos do Brasil, o Itaú ficou com o menor índice de reclamações no mês de consulta: 3,67.

Outras dicas importantes:

  • Observe o funcionamento do internet banking das instituições pesquisadas e, se possível, o aplicativo disponibilizado para smartphones;
  • Vá até a agência, converse com o gerente e analise, com cuidado, como você e os demais clientes são tratados no banco;
  • Não deixe de considerar a proximidade da agência escolhida de sua casa e local de trabalho;
  • Considere também a quantidade de agências em sua cidade e o número de caixas eletrônicos do banco em locais de fácil acesso;
  • Se as tarifas do banco escolhido forem um pouco mais altas, negocie com o gerente apresentando os dados relativos a outras instituições.
[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *