Como Funciona a Conta Conjunta?
Na maior parte das vezes, a conta corrente é administrada apenas por um titular. Porém, é possível abrir também um conta conjunta, com titularidades compartilhada. Nesses casos, duas ou mais pessoas são responsáveis pela gestão dos valores guardados na conta e todos os titulares podem fazer transações como saques, pagamentos e transferências.
O uso da conta conjunta é bastante comum por casais que desejam compartilhar a vida financeira. Dessa forma, ambos tem a possibilidade de usar o dinheiro da conta. Associações, parentes e sócios de uma mesma empresa também costumam recorrer à conta conjunta.
Para que uma conta conjunta possa ser administrada sem grandes problemas, é fundamental que exista uma relação de confiança entre os titular. Além disso, é importante que todos saibam exatamente como esse tipo de conta funciona. Você sabe, por exemplo, o que acontece se um dos titulares morre? Essas e outras dúvidas serão respondidas nesse artigo.
Conta Conjunta Simples e Solidária
Na hora de abrir uma conta conjunta é possível escolher entre duas opções: a simples (E) e a solidária (E/OU). A grande diferença entre elas está no modo com a conta é administrada pelos titulares. Na conta conjunta simples todos os titulares precisam estar de acordo para que seja realizada uma transação.
Assim, se um dos membros deseja fazer, por exemplo, um saque, é preciso que o outro assine um termo concordando com a retirada. Esse tipo de recurso impede que os titulares realizem transações escondidas do outro. Por isso, a conta conjunta do tipo de simples é mais indicada para sócios e membros de uma mesa associação.

Entenda o funcionamento da conta conjunta
A outra opção é a conta conjunta solidária (E/OU). Esse tipo de conta permite que qualquer um dos titulares pode fazer movimentações mesmo sem a autorização dos demais. Na prática, as decisões são tomadas individualmente pelos titulares, permitindo, por exemplo, que um retire todo o valor guardado na conta sem que o outro saiba. Isso faz com que a exigência de confiança seja ainda maior para conta solidária. Ainda assim, o risco pode ser alto para os titulares que compartilham o dinheiro.
É possível ter conta poupança conjunta?
Sim. Vários bancos oferecem a possibilidade abertura de uma conta-poupança com mais de um titular. Também existem as opções “simples” e “solidária”, conforme a configuração da relação entre os titulares. Todos os membros poderão administrar a conta e realizar transações. O banco também poderá emitir cartões magnéticos para que os participantes movimentes o dinheiro. Os rendimentos são compartilhados, assim como as despesas relativas à manutenção da conta.
O que acontece quando um dos titulares morre?
Em caso de falência de um dos titulares da conta, é necessário informar ao banco o ocorrido para que sejam tomadas as medidas cabíveis. A conta conjunta simples ficará impossibilitada de ser movimentada, uma vez que todos os membros precisam concordar para a realização de transações. Assim, a conta precisará ser encerrada e o valor será redistribuído de acordo com a legislação brasileira.
Nas contas solidárias a questão é um pouco mais complicada, porque os titulares vivos podem fazer movimentações na conta após a morte de um dos membros. Dependendo da situação, o valor depositado na conta precisará ser inventariado e as movimentações podem ser consideradas ilegais.
[/caption]
Qual o limite de pessoas para se abrir uma conta conjunta?
Alessandro, o limite de pessoas em contas conjuntas pode variar. O banco do Brasil, por exemplo, aceita, no máximo, 10 (dez) titulares registrados.
Por exemplo se um dos titulares estiver negativado no spc
O banco fará análise. Não tem como dizer se a conta será aberta ou não.
No caso de empréstimos como fica o seguro na morte do segundo titular
Tem que ler o contrato, Mauri.
Normalmente, é rateado de acordo com a participação na renda.
Pode ser invertido a titularidade de uma conta conjunta solidária? Ou seja o primeiro titular passar ser o segundo titular e o primeiro titular passar a ser o segundo titular.
Obrigada
Valéria Silva
Valéria, não sei lhe responder. Acredito que não faça diferença.
Qual seria a motivação da troca?
Em uma conta com conjunta solidária, se a conta ficar negativa, é legal os CPF”s irem para o Serasa? Ou somente o CPF do titular?
Se não me engano, é o titular que autorizou ficar negativo via cheque sem fundo ou empréstimo.
Boa noite.
É possível criar uma conta conjunta em que os titulares residem em estados diferentes? Caso afirmativo, É necessário os dois estarem presentes no ato de abertura da conta?
Sim, Marcelo. A residência não importa e a assinatura é obrigatória.
Quero abrir um conta conjunta com meu noivo, só que não queremos mexer na conta enquanto não tivermos um certo valor guardado. Isso também seria uma conta simples?
Julia, ser simples ou solidária não interfere em nada neste sentido.
Basicamente, a simples qualquer um pode movimentar, fazer saques etc e, na solidária, é preciso que ambos estejam cientes.
Posso fazer uma conta compartilhada com meu marido na caixa econômica.??
Sim, qualquer um pode ter uma conta conjunta independente do grau de relação.
Olá gostaria de saber o que acontece se um dos titulares utilizar todo o dinheiro da conta sem que e outro saiba.
Se a conta for solidária, nada. Pois qualquer um estava autorizado a movimentar a conta.
Se for simples, isso não é possível.
Tenho um grupo de pessoas que trabalham em várias profissões, e tivemos a idéia de nos juntarmos com o objetivo de se criar uma conta conjunta de investimento… O que é necessário para tornar isso possível dentro da lei?
Ricardo, nesse caso, não sei se uma “conta conjunta de investimento” é a melhor opção. Pesquise sobre Clube de Investimentos. Acredito que esta seja a melhor alternativa.
Comece pela Bovespa e CVM.
Boa tarde. Tenho uma dúvida. A tia ( titular da conta) da minha esposa abriu uma conta poupança conjunta solidaria, gostaria de saber se em caso de falecimento da tia, minha esposa pode resgatar o valor total dessa conta.
O entendimento é que sim, André.
Minha mãe e minha irmã tem uma conta solidária. Minha mãe morreu e o banco não deixa minha irmã retirar o dinheiro alegando que minha mãe aplicou ele em CDB. Esta atitude por parte do banco procede?
Carlos, no meu entendimento, sua irmão tem o direito ao dinheiro, no entanto, se está aplicado em um CDB que tenha carência, por exemplo, é preciso esperar até o fim do contrato para resgatá-lo.
Em todo caso, convém consultar um advogado.
Eu tive o nome negativado no banco Itaú mas agora não costa restrição nem no spc nem Serasa , caso minha esposa me coloque em conta conjunta com ela e ela sendo o CPF titular,eu posso financiar um carro em meu nome?
A análise de crédito depende de critérios do banco, Leonilson. Não podemos responder em nome do Itaú.
Precisa do CPF, RG e Comprovante de residência de todos os titulares e a presença dos mesmos na hora de efetivar a conta?, abraço!
Em alguns casos, comprovantes de renda também, Everson.
Tenho uma conta conjunta. Se alguém fizer uma transferência para essa conta, pode ser feita em nome de qualquer um dos titulares?
Sim, Regina.
Se eu sou correntista de um banco (titular), e solicito um cartao de debito para min a esposa, ela vira co titular dessa conta corrente, mesmo sem ter assinado a PAC.
Cartão de débito adicional nunca vi, Andre.
Não seria crédito? O de crédito não tem ligação com a conta.
Tenho uma conta conjunta com minha ex companheira,dá qual me separei há 6 anos,não sei se é simples ou solidária.Eu tenho o número dá conta,mas não tenho o cartão e não sei a senha.Fui ao banco Itaú para saber o saldo ,tirar o meu nome é saber o meu direito sobre o saldo (50℅)? .A atendente me informou que para fazer isso teria que comunicar minha ex companheira,pois ela é a primeira titular.
Mas se ela for comunicada ela poderá retirar o dinheiro e eu não ficar com minha parte?
Obrigado
Ronaldo, a conta não entrou na partilha de bens na ocasião?
Boa noite
se eu fizer conta conjunta, há possibilidade de ter um cartão de crédito dessa conta?
Sim, depende se o banco irá oferecer.
Tenho uma conta conjunta com minha mãe e ela faleceu em dezembro. Ela era titular e eu a segunda titular, com a tarefa apenas de pagar as suas contas, já que ela estava muito doente e com 87 anos. Alguns meses antes de falecer, ela fez um empréstimo pelo banco para comprar um carro, sem o meu conhecimento. O empréstimo que ela fez foi em 86 prestações!!! Ela fez o empréstimo apenas com o CPF dela. Agora, a funcionária do Banco me disse que eu sou responsável pelo pagamento do empréstimo, caso contrário, não posso fechar a conta. Isso é possível? A dívida não foi feita no meu nome e sequer fui consultada pelo Banco a respeito.
Hiudéa, esta questão é ambígua. Em parte, você tem sim, pois se foi pela conta, então você também responderia porém, em certos casos como o que descreveu, você não teve participação direta. Inclusive, se o empréstimo foi para o carro, este pode ser devolvido.
Veja esta matéria e procure um advogado.
Na declaração do imposto de renda, um dos titulares pode declarar um valor maior que o outro na conta conjunta?
Pode declarar como 50%, como participação ou, se casado, apenas em uma das declarações dependendo do regime de união.
É possível acrescentar mais um titular após a abertura da conta? É gerado mais de um cartão de débito, proporcional ao número de titulares?
Sim, Yasmin.
Você pode solicitar cartões de débito para os outros titulares.
O banco emite outro cartão?
Quero transformar a minha em conjunta, no caso eu ficaria com um cartão e o segundo titular com outro ou apenas um para os dois?
Pode haver solicitação de um cartão para cada titular, Cinthia.
Bom dia ,
Gostaria de saber, se é possível abrir uma conta conjunta em que o casal tem contas em diferentes bancos .
EX: um é correntista no Bradesco e o outro no Itau ?
Não há problema algum, Vitoria.
boa tarde eu tenho uma conta conjunta, e veio dois cartoes de credito, mas no internet banking so tem uma cartao de credito cadastrado, como faço para consular a fatura do outro cartao q nao esta cadastrado no internet banking?
Um cartão pode ser adicional, sendo assim, todos os gastos oriundos do segundo cartão serão pagos na fatura do primeiro cartão.
Pode ser feito um doc ou ted em nome e cpf do segundo titular? Aguardo a resposta obrigado!
Perfeitamente.
Gostaria de saber se é possível retirar o segundo titular da conta conjunta, permanecendo somente uma conta com um titular?
Sim, procure seu banco que ele orientará das formalidades.
Olá quero abrir uma conta conjunta com a minha esposa , porém apenas eu possuo comprovante de renda . Mesmo assim é possível?? Obrigado
Thiago, vai depender de análise do banco. Alguns podem aceitar, outros não.
ola tenho uma conta corrente com meu marido,sou titular da conta,quero tirar meu nome é possivel?
Procure sua agência, Marizane.
tenho uma conta conjunta com meu marido e ou, de poupança e conta corrente, ele faleceu e ainda não fui ao banco por impossibilidade, posso continuar movimentando a conta ?
Sim, mas atualize esta informação junto ao banco o mais rápido possível, Adelina.
Caso a conta for solidária, o extrato bancário fica com o nome de todas pessoas inclusa na conta?
Da pessoa que solicitou o extrato.
Na hora de abrir a conta corrente conjunta, quem decide se solidária ou simples, o banco ou os clientes? Caso seja os clientes, juntos ou individualmente?
Os “sócios” escolhem o tipo de conta que desejam abrir.
Bom dia!
No ato da abertura de conta poupança conjunta, é necessário a presença de ambos os titulares?
Sim, afinal, todos precisam assinar os documentos.
No caso de conta conjunta solidaria, qualquer um dos correntistas pode trocar a senha ou tem que ir os dois para isso?
Cada um tem uma senha e cadastro para movimentação, Ana.
Olá! Posso ser titular de duas contas no mesmo banco? Tem idade maxima para ser titular?
Depende se o banco disponibiliza pra você.
Minha mãe tem uma conta no banco do Brasil e eu já tive um probleminha com o banco mais eu quero entrar na conta conjunta com ela para colocar minha máquina de cartão porque sou taxista,será que consigo…
Depende de análise do banco, Anderson.
Mas existem alternativas de máquinas de cartão sem conta corrente.
No caso do calsal, cada um recebe um cartão? títular um com um nome e titular dois com outro nome??
Sim, cada titular pode te rum cartão para movimentação.
Bom dia, meus tios (irmão e irmã) tinham conta conjunta com um bom saldo em conta, ocorre que um deles faleceu e o outro que esta vivo esta acamado e não responde mais por ele, pois tem problemas de saúde. Um sobrinho o qual ficou tomando conta dessa tia, está movimentando a conta e gastando todo o dinheiro sem a ciência da Tia. Isso é considerado uma movimentação ilegal ?
Não, em qualquer casos, apenas o titular ou designados por eles podem movimentar.
Boa tarde!!!! Meu nome é Jandira e sou segundo titular da conta com meu marido, e preciso saber se eu como segundo titular posso abrir um processo contra o banco?
Sim, o segundo titular também tem direitos sobre a conta e, sendo lesado, poderá recorrer do prejuízo.
Nesse caso teria 2 Cartoes um pra cada ? e se cada um tera seu nome ou apenas o “titular” 1
Você pode optar por ter estes cartões ou não, Bruno. Fica a critério.
Mas cada cartão é pessoal, então, cada um tem seu próprio nome.
Estou querendo me divorciar, mas a única conta em banco do meu marido é conjunta com sua mãe, onde apenas a minha sogra movimenta as operações. Ele recebe seu salário nesta conta bancária e algumas de nossas contas em comum estão no débito automático. Neste banco também estão alguns investimentos dele, que estão em conjunto com sua mãe, além dos proventos da minha sogra. Todo mês sua mãe retira uma quantia em dinheiro para o meu marido utilizar no que precisa do dia a dia. Como isso ficaria na partilha dos bens? Como consigo saber o que é exaltante do meu marido e da minha sogra?
É preciso de um advogado e perito contabilista, Astrogilda.
Olá tenho uma conta conjunta mas não sou o titular tenho direito a um financiamento sendo q o titular é um idoso ?
O banco pode não aceitar devida idade avançada ou o seguro será muito alto.
quando a conta e conjunta o limite para pagar imposto dobra, no caso da poupança.
Poupança não tem imposto.
Boa tarde
Tenho conta conjunta com meu filho que teve câncer e estou me separando essa conta entra na separação de bens?
Depende do regime.
Bom dia, minha dúvida é a seguinte, tenho uma conta conjunta com a minha esposa onde ela é a primeira titular, isto quer dizer que quando depositamos é o nome dela que aparece, preciso mudar pra eu seja o primeiro. Faço isso em qualquer caixa ou tem que ser na minha agência? E ela tem que está junto?
Utilize seu CPF e veja que deverá vir em seu nome, não?
ola,minha irma tem conta conjunta com o marido e ele esta fazendo grandes movimentaçoes sem o conhecimento
dela.o que ela pode fazer????
É preciso ver o tipo de conta. Se é E, ou OU.
Se for OU, não há nada de errado. Se for E, é preciso procurar o banco.
Agora, se ela não quer que isso aconteça, é preciso alterar o tipo de conta.
Tenho uma conta no banco parada há anos e com dívida. Meu marido tem uma conta neste mesmo banco e quer transforma -la conta conjunta comigo,posso entrar nesta conta devendo em outra conta no mesmo banco?
É possível que no contrato conste alguma cláusula sobre isso.
Ola boa tarde, meu noivo tem uma conta poupança na caixa, porém resolvemos abrir uma conta conjunta, mas não me informaram nada sobre o meu cartão, eu teria direito ao meu cartão também pra fazer as movimentações da conta, não teria ?
Pode ser preciso solicitar para o outro titular.
Entre em contato com o banco.
Olá. Meu marido tem uma conta conjunta com sua ex mulher, que é inclusive sua conta onde recebe seu salário. Gostaria de saber se caso ele venha a falecer se somente a ex poderá movimentar essa conta ou se eu como esposa legítima (casada no civil) atualmente poderei movimentá-lá sem a presença ou autorizaçao da ex.
Em caso de falecimento, um inventário com os bens, a conta, inclusive, deve ser listado e partilhado conforme legislação.
Um advogado saberá orientar sobre os detalhes.
Já tenho a minha conta aberta e quero incluir meu marido, tenho que encerrar a minha conta atual e abrir uma nova conta para ser conjunta?
Não necessariamente. Procure seu banco.
Tenho uma conta conjunta com a minha mãe no Banco do Brasil e sou a segunda titular , preciso de uma conta corrente como sendo a primeira titular e não consigo pq meu cpf já está castrado na agência. Sendo assim eu sendo segunda titular eu posso sair dessa conta e abrir outra normalmente?
Desde já agradeço
Dayane
Sim, mas normalmente ser segundo titular não é empecilho.
Oii, no caso de casal, so pode abrir uma conta conjunta casados no papel?
Não, qualquer pessoa pode abrir conta conjunta com quem desejar.
Boa tarde a pontuação no CPF vai p os dois cartões ou só no do titular …
Depende do contrato do cartão, se eles são vinculados ou não.
Verifique no seu caso específico.
Eu tenho pendencias no meu nome(SPC), minha noiva não. isso implica na abertura da conta conjunta?
minha conta corrente e conveniada pela empresa (não há cobrança de taxas) é possível manter assim mesmo sendo conjunta?
Sim. A abertura depende da análise de todos os titulares.
Tenho uma conta corrente no meu nome, tem como transformar essa mesma conta em conjunta?
Sim. Adicione outro titular.
Já tenho uma conta corrente, consigo incluir minha noiva e transformar a mesma numa conta conjunta?
Sim.
Meu marido abriu conta conjunta no Banco do Brasil com meu filho que estudo fora . E meu filho não consegue sacar. Da sempre cartão bloqueado. O que é necessário fazer neste caso? Pra que ele possa usar o caixa eletrônico e sacar?
Atte. Adelina Arantes
Adelina, é preciso contatar o banco para entender a origem do problema.
Tenho uma conta conjunta, meu marido titular do cartao, posso ter um so para mim como titular ou so dependente? Pq ele sendo titular pode bloquear qdo quiser?Conta de empresa e somos socios.
Você tem um cartão em seu nome, não como dependente.
Depende do tipo de conta se é e ou ou.
Olá Flávio! Tenho conta conjunta solidária com minha ex-esposa, e mudei a senha porque estamos em processo de divórcio! Mesmo assim, ela pode sacar o dinheiro no caixa ou mudar a senha de novo?
Cada titular tem sua própria forma de movimentar a conta.
Se o relacionamento está acabado, o melhor é encerrar esta conta.
O que pode acontecer se um dos titulares morrer e o outro sacar o dinheiro ?
Um dos titulares pode sacar todo dinheiro sem nenhum problema?
Há mais de uma interpretação para estes casos. Alguns dizem que sim, outros dizem que é preciso passar pelo processo de inventário e o outro titular tem direito apenas a 50%. Outros casos ainda, seria proporcional.
Não tem resposta simples. O melhor é encontrar um especialista em direito sucessório que poderá avaliar seu caso perfeitamente.