Posso abrir uma conta corrente com nome sujo? E poupança?

Hoje em dia ter uma conta corrente se tornou quase essencial. É uma forma mais fácil de administrar o dinheiro, além de facilitar o recebimento de valores a serem pagos por pessoas que estão longe. As contas facilitam até mesmo o pagamento de salários, que podem ser pagos através de conta corrente ou através de conta salário destinada a este fim específico, trazendo mais conforto e segurança.

Além disso, com o crescimento dos sites de compra e venda na internet, aumentou ainda mais a necessidade de uma conta para receber os pagamentos por parte de pequenos empreendedores. Mas muitas pessoas têm dúvidas quanto a abertura de contas. Será que qualquer pessoa pode abrir uma conta corrente? E uma conta poupança?

Meu nome está sujo. Posso abrir uma conta?

Dizemos que uma pessoa está com o nome sujo quando o seu CPF foi incluso na lista de devedores do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) ou no SERASA. Significa que esta pessoa não cumpriu com as obrigações de algum pagamento, e a empresa lesada solicitou esta inclusão.

Este serviço serve para que as empresas que liberam crédito saibam se o cliente é um bom pagador, ou se corre o risco de não ter a sua dívida quitada.

Os bancos, na qualidade de instituições financeiras, oferecem uma série de outros serviços e responsabilidades atrelados à conta corrente, incluindo o pagamento de tarifas, a liberação de crédito para empréstimos, financiamentos e cartões de crédito, investimentos entre outros serviços. Por isso, cabe à instituição decidir se vai ou não abrir a conta se a pessoa estiver com o nome sujo.

Normalmente, os bancos não liberam aberturas de contas correntes para pessoas negativadas no SPC ou SERASA. É preciso saber que o banco não é obrigado a abrir uma conta em qualquer situação mas, o cliente que tiver a abertura negada, deverá conhecer o motivo pela qual o banco não aceitou abrir a conta corrente.

Não deixe que um nome sujo seja uma dor de cabeça! Negocie sua dívida e limpe seu nome!

E conta poupança? Posso abrir com o nome sujo?

A conta poupança funciona de forma diferente da conta corrente. Neste tipo de conta, o cliente só guarda o seu dinheiro, não tendo acesso a serviços bancários como empréstimos, financiamentos, cheques e cartões de crédito. Este tipo de conta também não tem cobranças de tarifas.

Por isso, nada impede que uma pessoa com o nome sujo abra uma conta poupança, já que o banco não corre risco nenhum de ter prejuízo. Então, mesmo que você esteja com seu nome negativado, pode abrir uma conta poupança em qualquer banco.

Alguns bancos podem até negar a abertura da conta poupança, mas é um direito de todo cliente abrir a conta poupança, mesmo com o nome sujo. Se o banco se negar, você pode reclamar no Procon de sua cidade ou deixar uma reclamação junto ao Banco Central. Uma dica para não passar raiva é procurar o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal para abrir a conta poupança, pois é mais fácil.

E a conta salário? Posso abrir com o nome sujo?

A conta salário é uma conta criada especialmente para o recebimento do salário, ela é aberta pela empresa contratante, em nome do empregado contratado, conforme contrato firmado entre a empresa e o banco.

A maioria das grandes empresas usam contas salário para pagar os seus funcionários. E se você for contratado por uma dessas empresas, e estiver com o nome sujo? Poderá abrir a conta?

Sim! A conta salário pode ser aberta por pessoas negativadas, pois ela não tem cobranças de tarifas. Mas a conta será usada exclusivamente para o depósito e o saque do salário, não serão disponibilizados nenhum tipo de serviço de crédito, como empréstimos, financiamentos, cheques e cartões de crédito.

Como limpar meu nome?

Se você precisa abrir uma conta corrente, deseja ter de volta os serviços de crédito disponíveis para você, terá que limpar o seu nome. Para isso, procure a empresa que você está devendo e tente fazer um acordo para efetuar o pagamento de sua dívida. Algumas empresas fazem excelentes acordos, retirando os juros e até mesmo parcelando a dívida para facilitar o pagamento.

[/caption]

Comentários
  1. Genival pinheiro costa
    • Flávio

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *