Conta Salário CAIXA: como abrir e receber pagamentos

A conta-salário é uma modalidade de conta bancária destinada apenas para o recebimento de salário e outros benefícios do trabalhador. Ela é oferecida pelos bancos ao empregador como opção para o pagamento de seus funcionários. De acordo com o site do Banco Central:

A conta salário é uma conta aberta por iniciativa e solicitação do empregador para efetuar o pagamento de salários aos seus empregados. Essa conta não é uma conta de depósitos à vista, pois somente pode receber depósitos do empregador, não sendo admitidos depósitos de quaisquer outras fontes. Pode ser utilizada também para o pagamento de proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares.

Como você pode ver, a conta-salário é bem mais restrita que uma conta corrente comum. Ela só pode ser usada para receber depósitos do empregador que abriu a conta. Além disso, não é possível movimento o saldo por meio de cheque.

Um grande benefício é que o valor recebido pode ser integralmente transferido para uma conta em outro banco sem custos para o usuário. Dessa forma, é possível receber pelo banco parceiro do empregador e se manter correntista da instituição de costume.

Cartão para movimentação da Conta-Salário CAIXA

Cartão para movimentação da Conta-Salário CAIXA

Como Abrir uma Conta Salário na CAIXA?

Conforme o que foi dito, a conta-salário é aberta pelo empregador e não pelo empregado. Assim, você não pode, por conta própria, optar por receber seu salário em conta-salário da Caixa Econômica. O que você pode é optar pela transferência automática de seu soldo para uma conta da CEF.

Por meio da Transferência Automática de Salário, feita de forma totalmente gratuita, você unifica seus recebimento em uma mesma conta e passa a aproveitar todos os benefícios que a Caixa Econômica oferece. Quem recebe o crédito de salário pelo banco pode contar com coisas como: melhores condições para contratação de crédito, inclusive para a compra de imóveis; mais vantagens e relação às tarifas, descontos e isenções na cesta de serviços.

Para solicitar a transferência, é preciso baixar o formulário disponibilizado pela Caixa Econômica. Depois de preencher os dados, entregue o documento assinado no banco onde você recebe seu salário todos os meses. A partir daí, a instituição deverá transferir seu salário automaticamente para uma conta da CEF sem custos adicionais.

Receber meu salário

Se você já tem uma conta-salário da Caixa aberta pelo seu empregador, ele deverá efetuar o pagamento do soldo mensal conforme o que foi definido no ato da contratação todos os meses. Lembre-se que você não poderá receber depósitos de outras pessoas (físicas ou jurídicas).

Já para quem opta pela Transferência Automática de Salário, o valor deverá ser transferido no mesmo dia do depósito feito na conta-salário. Depois que o cliente faz a solicitação da transferência, o envio se torna automático, não sendo necessária novas solicitações. Caso você tenha linhas de crédito ou financiamentos contratados, o banco debitará o valor da parcela antes de transferir o dinheiro para a conta da Caixa.

Qual é a operação da Conta Salário Caixa?

As operações da Caixa costumam causar bastante confusão. Para cada tipo de conta, existe um número identificador diferente. No caso da conta-salário, o número da operação é 037. Para consultar os demais números de operações da CAIXA, leia nosso artigo sobre o assunto.

[/caption]

Comentários
  1. Ana Cristina Mendes
  2. Juliana
    • Flávio
  3. Franciele
    • Flávio
  4. Sheila
    • Flávio
  5. Flavio
    • Flávio

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *