DOC na Sexta, Sábado, Domingo e Feriado: Quando cai?

O DOC é a abreviação para Documento de Ordem de Crédito. Com esta transação é possível enviar dinheiro entre contas bancárias de bancos diferentes, seja do mesmo titular (DOC tipo D) ou de titulares diferentes (DOC tipo C). O limite máximo para estas transações é de R$ 4.999,99. Acima deste valor, apenas o TED é permitido. Nós já havíamos postados aqui no Conta em Banco um artigo demonstrando o prazo para compensar uma transferência tipo DOC. Ele compara as características do TED e DOC, mostrando quanto tempo cada um leva para estar disponível ao beneficiário.

Basicamente, no TED, o valor transferido fica disponível na hora se for feito em dia útil até às 17hs. O DOC precisa de um dia útil a mais para compensação. Isso acontece porque o DOC passa pelo sistema de compensação bancária, levando mais tempo para verificação.

Para um DOC, resumidamente, é preciso que a transação seja feita em dia útil para que esteja disponível no dia útil seguinte. Uma operação conhecida como D+1 (Dia da operação + 1 dia útil). Portanto, lembre-se, se precisa de agilidade, a melhor escolha é um TED que estará disponível em cerca de 30 minutos.

DOC feito na Sexta

Um DOC feito na sexta-feira poderá ser influenciado pelo horário em que a transação foi efetivada, sendo assim, existem duas possibilidades a se observar dependendo de quando foi feito o DOC. Veja abaixo:

Se a transferência for feita até às 22hs (antes das dez da noite), então ele cairá no dia seguinte à transação. Como dito anteriormente, o prazo de compensação de um DOC é de 1 dia útil. Se a transação foi efetuada dentro de um dia útil, então será compensada no dia útil seguinte. No nosso exemplo, um DOC efetivado na sexta-feira até as dez da noite estará disponível na segunda feira na conta do destinatário.

Se a transferência for feita após às 22hs (após as dez da noite), então ele não poderá ser efetuado naquele dia. Será preciso agendar este DOC para o próximo dia útil, segunda-feira na maioria dos casos. Sendo assim, o DOC será enviado na segunda e só estará disponível na terça-feira. Levará bem mais tempo que o esperado para a transferência se concretizar.

DOC sexta sabado domingo feriado

Veja como um DOC é compensado em dias não úteis

Muitas pessoas acreditam que a transferência poderia ser efetivada no sábado, mas isso não acontece. Um DOC feito na sexta ou cairá na segunda ou na terça, dependendo do horário e do agendamento.

TED em Sábado, Domingo e Feriados

Para dias não úteis como sábado, domingo e também os feriados nacionais e bancários, a regra é mais simples. Como não há expediente bancário nestes dias então não há envio ou compensação de valores nestes dias. Se você precisa transferir um dinheiro via DOC no sábado ou domingo, terá que agendá-lo para segunda feira, sendo que só será compensado na terça.

Se for um feriado, tudo dependerá do dia em que este feriado cair, sendo assim, será necessário dois dias úteis para compensação. Imagine um feriado na quarta-feira, então o DOC será agendado para quinta-feira, estando disponível apenas na sexta. Com um feriado na quinta, o dinheiro estará disponível apenas na segunda-feira seguinte. Para feriados em sextas-feiras, a regra é a mesma de fins de semana ou transferências após 22hs.

Considere feriados como feriados nacionais e que tenha sido definidos pela Febraban. Feriados municipais, estaduais etc, não interferem no sistema de compensação bancário. Embora as agências possam estar fechadas, as transações efetuadas por meios eletrônicos funcionarão perfeitamente.

[/caption]

Comentários
  1. janaina
    • Flávio

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *