Como mudar para o Pacote de Serviços Essenciais BB

Ninguém gosta de pagar tarifas em uma conta em banco. Sempre que precisamos solicitar algum serviço ou abrir uma nova conta, procuramos uma maneira para que o processo fique o mais barato o possível, com o mínimo de taxas e tarifas. Enquanto isso, as instituições financeiras querem o contrário, lucrar cada vez mais. Por isso, acabam escondendo alguns meios em que o cliente paga menos, ou até mesmo nada. Uma dessas formas de não desembolsar dinheiro com tarifas é utilizando as contas de serviços essenciais, ainda pouco conhecidas, que todos os bancos são obrigados a manter.

O processo é tão simples e rápido que alguns bancos já permitem que isso seja feito por meio do Internet Banking, como no Banco do Brasil, por exemplo. O resultado é que você economiza uma boa quantia que pode fazer toda a diferença no seu bolso e acaba tendo que se preocupar menos com burocracias. Além disso, as vantagens são várias.

Atenção para não confundir os Serviços Essenciais com as Contas Eletrônicas. Ambas não têm manutenção mensal, mas são diferentes entre si. Recomendamos a leitura deste artigo sobre as duas contas, ou mais especificamente sobre os serviços essenciais. Continue lendo e saiba como mudar para o pacote de serviços essenciais BB.

Passo a passo para trocar o pacote

Transformar sua conta em um pacote de serviços essenciais é mais simples do que você imagina. Acesse sua conta pelo Internet Banking do Banco do Brasil através do www.bb.com.br e procure no topo da página o menu “Tarifas”, escrito em azul, e em seguida selecione a aba logo abaixo que contém a opção “Tarifas – Pacote de Serviços – Cancelamento”. Em seguida irá aparecer uma lista de pacotes e seus respectivos valores, em que o último da lista será o de serviços essenciais, em que não é cobrado absolutamente nada para mantê-lo.

Outro caminho a seguir é escolher “Tarifas” no menu lateral (é uma das últimas opções). Feito isso, será aberta uma tela com três opções, na qual você deve selecionar “Adesão / Alteração / Cancelamento”. Por este menu, você também terá boas informações sobre seu pacote de serviço e quanto gasta por mês em seu banco. Vale a pena ficar atento. Observe as imagens abaixo:

Menu Tarifas Banco do Brasil

Menu Tarifas Banco do Brasil

Ao escolher a opção de cancelamento, você não estará terminando sua conta mas, simplesmente, abdicando de qualquer pacote de serviços. Assim, você cairá automaticamente nos serviços essenciais conforme regra do Banco Central. Para concluir a mudança, insira sua senha de 6 dígitos, a mesma utilizada nos terminais. Na próxima tela, há tudo o que inclui nestes serviços:

Cancelar o Pacote de Serviços - Serviços Essenciais - BB

Cancelar o Pacote de Serviços – Serviços Essenciais – BB

Após seguir o passo a passo você deve esperar até o mês subsequente para que as condições comecem a valer. O dinheiro é economizado e você não perde muita coisa no que diz respeito aos benefícios desse tipo de conta.

Outros bancos, que não oferecerem o serviço online, também são obrigados a fazer a troca. Basta comparecer até sua agência e fazer a solicitação. Não podem ser cobradas nenhum tipo de taxa ou tarifa pela mudança.

Benefícios do Pacote de Serviços Essenciais

Em resumo, um cliente que solicitar um pacote de serviços gratuitos ao seu banco, não irá contar com regalias como um cartão de crédito, por exemplo, pois esse produto pode e é comumente cobrado por todos os bancos. Trata-se de uma conta em que você só terá o que é básico, o que é obrigatório que os bancos forneçam, por regra ditada pelo Banco Central. Caso eles desobedeçam, deve-se fazer uma denúncia.

De acordo com o Banco Central, existem dez serviços que nenhum banco pode cobrar nenhuma tarifa ao seu cliente para oferecê-lo. São eles:

  • Fornecimento de cartão com função débito;
  • Fornecimento de segunda via do cartão de débito, exceto nos casos decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente;
  • Realização de até quatro saques, por mês, em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso, ou em terminal de autoatendimento;
  • Realização de até duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês, em guichê de caixa, em terminal de autoatendimento e/ou pela internet;
  • Fornecimento de até dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos 30 dias por meio de guichê de caixa e/ou terminal de autoatendimento;
  • Realização de consultas mediante utilização da internet;
  • Fornecimento, até 28 de fevereiro de cada ano, do extrato consolidado, discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano anterior relativos a tarifas;
  • Compensação de cheques;
  • Fornecimento de até dez folhas de cheques por mês, desde que o cliente reúna os requisitos necessários à utilização de cheques, conforme a regulamentação em vigor e
  • condições pactuadas; e
  • Prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.
[/caption]

Comentários
  1. madalena
    • sacs

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *