Como Preencher um Cheque Cruzado

Infelizmente, a insegurança nas ruas vem aumentando cada dia mais. O número de roubos e assaltos cresce, enquanto a população fica acuada em casa. E uma forma de evitar o prejuízo com esse tipo de situação, tem sido evitar usar o dinheiro em espécie para fazer compras. O consumidor tem saído de casa sem dinheiro, utilizando outras formas de pagamento mais seguras.

O cartão de crédito está disparando no número de usuários, e hoje em dia já é a forma de pagamento mais usada no país. O uso do cheque como forma de pagamento vem diminuindo bastante, devido as facilidades dos cartões de crédito, mas ainda é muito usado por uma boa parte da população. E hoje falaremos dessa forma de pagamento, bastante antiga, e que já foi muito mais usada no passado.

Para quem não sabe como o cheque funciona, é um papel onde colocamos o valor a ser pago à pessoa que está recebendo o cheque. Esse valor é resgatado no banco do emitente do mesmo.

Porém, há uma forma de determinar que o recebimento da quantia deverá ser feito exclusivamente por depósito em conta bancária. Para determinar isso, usamos o cheque cruzado.

O que é Cheque Cruzado?

Chamamos de cheque cruzado aquele que define que a única forma de recebimento do dinheiro será através de depósito em conta, não permitindo o saque do dinheiro. Esse procedimento diminui os riscos de roubo e deixa a transação mais segura, por isso é muito comum o uso do cheque cruzado para fazer pagamentos.

Como Preencher um Cheque Cruzado?

Para preencher um cheque cruzado, é preciso proceder com as mesmas regras de preenchimento de cheque comum: coloque o valor a ser pago no canto superior, à direita, escrito com números, e para evitar fraudes, coloque um sinal (#) antes e depois do valor (exemplo: #32,25#). Logo abaixo, escreva o valor por extenso, usando também o sinal (#) antes e depois (exemplo: #trinta e dois reais e vinte e cinco centavos#). Não dê espaços muito grandes entre uma palavra e outra, nem entre os números. Quanto mais juntas as letras ou números estiverem, mais seguro você estará.

Exemplo de cheque cruzado

Depois você precisa colocar a data e assinar o cheque. Confira todas as informações antes de entregar o papel. Feito o preenchimento comum, basta fazer dois traços na diagonal, normalmente no canto esquerdo superior, para cruzar o cheque. Dessa forma, quem receber o papel só poderá fazer o resgate do valor através de depósito em conta bancária.

Dessa forma, você fará um cruzamento geral, então o valor poderá ser depositado em qualquer banco, informado por quem está de posse do cheque. Mas há também o cruzamento especial, que permite que o banco para o depósito do dinheiro seja escolhido pelo emissor do cheque. Se desejar fazer um cruzamento especial, deve-se escrever o nome do banco entre as duas linhas paralelas. O banco é obrigado a aceitar os termos de cruzamento de cheques e fazer conforme determinação do emitente.

Não é necessário escrever no cheque que o valor não pode ser descontado no caixa. Somente as linhas paralelas já são suficientes para isso.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *