Quantas Contas Correntes Posso Ter?

Ter uma conta corrente pode ser algo bastante útil. E ter duas contas correntes, é possível? Muita gente se pergunta sobre essa possibilidade, pensando, principalmente, na obtenção de mais serviços bancários como linhas de crédito. No entanto, ser correntista de várias contas pode trazer mais problemas que benefícios.

Posso ter mais de uma conta corrente?

A rigor, não existe nada que impeça alguém de ter mais de uma conta corrente. Assim, qualquer pessoa pode procurar o banco para abrir uma nova conta, mesmo tendo outra já aberta.

No Mesmo Banco

A abertura de uma segunda corrente no mesmo banco não é proibida, mas pode ser vista com alguma desconfiança pela instituição. Como o banco não é obrigado a abrir a conta corrente, ele poderá negar ou aceitar a solicitação conforme os próprios critérios. Não faz diferença se as contas serão na mesma agência ou em agências distintas. Caso você tenha necessidade de abrir a segunda, por exigências de trabalho, por exemplo, vale a pena conversar com o gerente para tentar negociar tarifas.

Em Bancos Diferentes

Se a abertura da segunda corrente será feita em um outro banco, quase não há restrições. Nesse caso, o interessado precisa somente escolher qual será a outra instituição e apresentar os documentos necessários para abertura de conta corrente. Por serem bancos diferentes, é preciso destacar que as taxas de administração e demais encargos irão se somar, pesando mais no bolso. Esse fator deve ser considerado pelo correntista, pois as vantagens podem não compensar os custos das duas contas.

Administrar duas contas correntes pode ser mais complicado!

Administrar duas contas correntes pode ser mais complicado!

Existem benefícios em ter mais de uma conta?

Ter duas contas correntes pode significar serviços bancários em dobro: dois cartões de crédito, dois limites de crédito pré-aprovado, dois talões de cheque e etc. Isso pode atrair pessoas que querem maior acesso a esses serviços, mas há que se pensar também nos custos dobrados e no maior risco de endividamento.

Outra possível vantagem de se ter duas contas é a organização do dinheiro. Se você recebe renda de diferentes fonte, elas poderão ser melhor administradas em contas correntes diferentes. Vamos supor, por exemplo, que você tenha um salário mensal mas também receba o pagamento pelo aluguel de alguns imóveis. Nessa situação, talvez valha a pena ter uma conta para administração do salário e outra para a renda complementar.

Uma outra vantagem possível é a de deixar grande parte de seus recursos financeiros em uma conta que você não utilize cartões assim, em caso de uma eventualidade como assaltou ou sequestro relâmpago, os criminosos só teriam acesso à conta com poucos recursos, aumentado a segurança de seu patrimônio.

De um modo geral, podemos dizer que a posse de mais de uma conta pode trazer benefícios, desde que o titular consiga contabilizar bem todas as tarifas envolvidas e manter um bom controle financeiro sobre essas contas. Para quem não anda com as contas em dia, essa diversificação pode trazer mais dores de cabeças que vantagens.

Como administrar várias contas?

 Se você possui boas razões para ter mais de uma conta corrente, vale a pena tomar alguns cuidados ao administrá-las. Quando o motivo da abertura é trabalho, uma conta salário pode ser a melhor opção, pois não tem custos adicionais e possibilita a transferência do valor recebido para uma segunda conta.

Outra dica valiosa a negociação de taxas quando as contas são no mesmo banco. Nesse caso, explique suas motivações para o gerente da conta e peça uma redução ou mesmo a isenção de tarifas. Se a conta não for muito movimentada, o ideal é abrir uma conta corrente simples, apenas com os serviços essenciais gratuitos garantidos pelo Bacen.

[/caption]

Comentários
  1. Dalmo
    • Flávio
  2. André
    • Flávio

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *