Como são cobradas Tarifas nas Contas Digitais

As pessoas têm muitas dúvidas sobre as contas digitais ou eletrônicas. No geral, elas acreditam que, por se tratar de uma conta “online” basta pisar na agência, tomar alguma informação, cadastrar uma nova senha etc, serão tarifadas. Acontece que não é bem assim. De fato, alguns serviços que normalmente eram inclusos em pacotes de serviços não estão disponíveis mas não há uma supercobrança que torna as contas digitais inviáveis. Ser digital, não exime o banco de prestar os serviços.

Estas contas eletrônicas são estabelecidas pela Resolução 3.919 do Banco Central, a mesma que cuida do pacote de serviços essenciais. Nela há a indicação que para certas transferências se efetuadas por meios eletrônicos não serão tarifadas, isso inclui os TEDs e DOCs e transferências para própria instituição. Transferências efetuadas por meios pessoais, como nos guichês de caixa ou telefone, serão cobradas conforme tabela de tarifas.

O problema é que as Tabelas de Tarifas das Contas Eletrônicas (BB), Digiconta (Bradesco) e iConta (Itaú Unibanco) causam muitas dúvidas nas pessoas e tentaremos esclarecer abaixo como funciona a cobrança de TED e DOC nestes casos. Veja abaixo:

TED e DOC nas contas Eletrônicas

Uma dúvida comum ao analisar a tabela de tarifas dos bancos que oferecem as contas eletrônicas é ver que, na frente da descrição de Transferência por meio de DOC / Transferência por meio de TED efetuadas por Internet, Terminal de Autoatendimento e outros meios eletrônicos, existe um valor estipulado. Esse valor, no entanto não é cobrado ao fazer a transferência pois existe uma coluna ao lado que diz que este tipo de transferência está incluída no pacote como “Isento” ou “Ilimitado”.

Em resumo, o valor atribuído à transação é o valor cobrado pelo banco em qualquer situação mas, como ela está incluída no pacote, não será cobrada. Este valor funciona apenas como referência. O cliente, desta forma, consegue perceber o quanto estará economizando ao optar por este serviço. Veja abaixo para entender melhor.

Tarifas das Contas Eletrônicas, iConta e Digiconta.

Tarifas das Contas Eletrônicas, iConta e Digiconta.

Na ordem estão trechos das tabelas de tarifas do Banco do Brasil, Bradesco e Itaú. Observem onde está sublinhado com a cor laranja. Isto indica que a transação está incluída no pacote e não é cobrada se usada pelos meios ou canais eletrônicos disponibilizados pelo banco. Observe também que o Banco Itaú coloca o valor das tarifas para transações efetuadas por canais pessoais, neste caso, não incluído no pacote e sublinhado de azul.

Confira toda tabela de tarifas dos bancos: Brasil, Bradesco e Itaú.

Outras transações e serviços

Para os outros itens, a regra é a mesma, inclusive para o cadastro inicial para abertura de conta ou relacionamento.

Os cheques não são disponibilizados neste pacote. O BB não oferece talões de cheque a seus clientes de contas eletrônicas já o Bradesco e Itaú podem fazê-lo pelas tarifas descritas nas tabelas.

Cartões de crédito têm anuidade normalmente, portanto, não são gratuitos. Os cartões de débito não têm tarifas. Se o seu cartão for múltiplo e reunir várias funções você poderá optar por não ativar a função de crédito de seu cartão. Além disso, poderá negociar junto ao banco a isenção da anuidade. Devido ao uso ou o perfil do cliente, muitos bancos oferecem isenção. A solicitação de uma segunda via do cartão, no entanto, poderá ser cobrada conforme a tabela geral de tarifas do banco. Além disso, não são cobradas cadastro de senha e outras informações sobre seu cartão, mesmo que feitas em agência.

Saques são ilimitados nos caixas eletrônicas ou Banco24Horas. Se for retirar dinheiro em um guichê de caixa ou em um ponto de atendimento vinculado ao banco, como Correios ou Lotéricas para o BB, haverá cobrança de tarifas também.

Depósitos não são cobrados por padrão pelo banco e não são cobrados nas contas digitais, exceto se forem depósitos identificados, nesse caso, utiliza-se a tabela de tarifa geral do banco. O mesmo vale para depósito de cheques. Depósitos em envelopes, seja em cheque ou dinheiro também não tem custo.

Saldo e Extrato também não são cobrados nos meios eletrônicos como visualização pela internet ou caixa eletrônico.

Investimentos são cobrados conforme regra do próprio investimento. Uma LCA, LCI, CDB, Poupança etc não há cobrança de tarifas, portanto, não serão cobrados. Um Fundo de Investimento, no entanto terá sua cobrança independente do tipo de conta. Obviamente, nem todos investimentos estarão disponíveis em uma conta eletrônica, mas aqueles que tiverem, terão as tarifas de acordo com o prospecto.

Envio de remessas e recebimento de ordens do exterior são cobradas normalmente segundo tarifas do banco.

[/caption]

Comentários
  1. João Carlos dos Reis
    • Flávio
  2. Roberta
    • Flávio
  3. Adriano
    • Flávio
  4. Bruno
    • Flávio
  5. Eduardo
    • Flávio
  6. Gabriela
    • Flávio
  7. Eliege Batista dos Santos
    • Flávio
  8. THALES
    • Flávio
      • THALES
        • Flávio

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *