TED na Sexta, Sábado e Domingo: Quando cai?

Uma pergunta muito comum no Conta em Banco é o que acontece com uma transferência online do tipo TED efetuada na sexta ou final de semana. Lembramos que as regras dos prazos de compensação de TEDs já foi explicada aqui. Basicamente, podemos dizer que o TED é automático e cai na hora desde que este tenha feito até às 17hs de um dia útil. Após às 17hs e em dias não úteis como sábados, domingos e feriados, não é possível fazer a transferência, sendo que esta precisa ser agendada para o próximo dia útil, quando será compensada.

Como funciona um TED?

O TED é a abreviação de Transferência Eletrônica Disponível e torna possível a transferência de recursos financeiros de uma instituição bancária para outra por contas de pessoa física ou jurídica. Atualmente, qualquer valor pode ser transferido via TED, o que oferece uma grande vantagem em relação ao DOC, cujo prazo de compensação é de um dia útil, embora, por isso, não possam ser cancelados.

Sobre o valor do TED, são aplicados tarifas exceto se a transferência for feita a partir de uma Conta Eletrônica ou Conta Digital e através de meios eletrônicos como caixa de auto atendimento, internet banking ou aplicativos mobile. Nesse caso, não há cobranças nem em TEDs, nem em DOCs.

O estorno de valores efetuados que não tenham obtido sucesso na transação voltam para a conta do emitente. A devolução é feita pelo banco que recebeu a transferência, nesse caso, a tarifa será cobrada, independente do sucesso ou insucesso da transação. Por isso, preste muita atenção aos dados da transação incluindo: Banco, Agência, Conta Corrente e CPF do destinatário. Caso exista alguma divergência nestes dados e o banco de destino se negar a receber o valor enviado, você será estornado, mas o valor da tarifa será debitado de sua conta corrente.

Outro detalhe é que, diferente de DOC, não há limite máximo para transação. O único limite que pode haver é por questões de segurança e, nesse caso, o valor máximo vaira de acordo de cliente para cliente.

TED dia não útil

O TED deve ser efetuado em dia útil ou receberá uma mensagem de erro como esta

TED feito na Sexta

Agora vamos ver com mais detalhes a pergunta do artigo. Um TED na sexta feira pode ter duas respostas:

Se a transferência for feita até às 17hs (cinco da tarde), então ele cairá no mesmo dia. O prazo é quase automático, sendo necessário esperar apenas alguns minutos para confirmar a transação.

Se a transferência for feita após às 17hs (cinco da tarde), então ele não poderá ser feito. Você precisará agendar o TED para segunda-feira (ou o próximo dia útil). É muito importante observar estes dados pois muitas pessoas acreditam que o valor cairá na conta no sábado, o que não é verdade. Um TED efetuado na sexta-feira ou será efetuado na própria sexta se feito dentro do horário limite ou será agendado para o próximo dia útil.

TED em Sábado, Domingo e Feriados

Para sábado, domingo e também feriados, a regra é mais simples. Desde que não se trata de dias úteis, então não haverá transferência de valores nestas datas, sendo necessário agendar o TED para o próximo dia útil. A efetivação do TED, no entanto, depende de ter o valor na conta bancária no dia do agendamento.

Os feriados são considerados nacionais. Se for feriado em uma cidade ou em outra, isso não faz diferença para a transação feita por meio eletrônico.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *