O que é aditamento do FIES?

A demanda por cursos em instituições de ensino da rede privada por pessoas sem plenas condições de pagar a mensalidades fez com que a demanda por bolsas de estudo e financiamentos dessa natureza tivesse um crescimento considerável.

Com o intuito de tornar o ensino superior mais acessível à população de baixa renda, hoje o governo federal mantem o Fundo de Financiamento Estudantil – FIES.  No post de hoje você irá entender como funciona o sistema e o que é o aditamento do FIES.

Como Funciona o FIES

O financiamento estudantil por meio do Fies tem por objetivo diminuir o valor da mensalidade pago pelos alunos durante o curso. Através do sistema o governo assume o pagamento de 50% ou 100% da mensalidade e o aluno se compromete a cobrir essa quantia após formado.

Esse processo de pagamento é dividido em três etapas:

  • Fase de Utilização: Durante o decorrer do curso o aluno precisa fazer pagamentos trimestrais com o valor máximo de R$ 150,00 para cobrir os juros incidentes no financiamento.
  • Fase de Carência: Após finalizado o curso, o estudante conta com um prazo de 18 meses até que se inicie as cobranças referente ao valor emprestado durante o curso. Nessa carência também existe a cobrança da taxa referente aos juros, conforme descrito no item anterior.
  • Fase de Amortização: Após 18 meses se inicia o pagamento do valor total emprestado ao aluno para o pagamento das mensalidades. O período de parcelamento pode ser em até 3x o tempo de duração regular do curso. Por exemplo, um curso que dure 8 períodos (4 anos) pode ser parcelado em até 12 anos.

Fonte: Programa de Financiamento Estudantil

O Aditamento do FIES

Após contratado o financiamento, o aluno precisa comprovar todo semestre que continua matriculado em uma instituição de ensino. Esse processo é chamado de Aditamento do FIES e nada mais é que um meio de renovar e garantir a manutenção do recurso.

Existem duas modalidades diferentes para a realização do aditamento. É de suma importância conhecer a diferença entre elas para reduzir o risco de ocorrer algum erro no seu cadastro.

fies

Entenda o que é o Aditamento

  • Aditamento Simplificado:

Esse é o caso onde não existe nenhuma alteração para ser feita no cadastro do aluno, ou seja, é preciso apenas renovar o financiamento. Nesse caso o processo é bastante simples, após receber um e-mail informando da liberação do aditamento os passo necessários são:

  1. Acesse o site do SisFIES;
  2. Clique em “Aditamento de Contrato“;
  3. Acesse o portal informando CPF e sua senha de acesso;
  4. Confira os dados que serão apresentados na tela e clique em “Sim” no final da página;
  5. Informe se há ou não a necessidade de realizar alterações;
  6. Em seguida confirme o aditamento e imprima o comprovante;
  7. Você também irá receber a confirmação no e-mail cadastrado;
  8. Por ultimo é necessário ir até a CPSA e retirar o DRM assinado.
  • Aditamento Não Simplificado

Quando existe a necessidade de mudar alguma informação no cadastro do FIES, o procedimento correto a ser adotado é o chamado Aditamento Não Simplificado. Nesse caso o procedimento a ser adotado é:

  1. Aguarde o recebimento do e-mail informando sobre a liberação do aditamento;
  2. Acesse o site do SisFIES;
  3. Clique em “Aditamento de Contrato“;
  4. Acesse o portal informando CPF e sua senha de acesso;
  5. Confira os dados que serão apresentados na tela e clique em “Sim” no final da página;
  6. Informe se há ou não a necessidade de realizar alterações;
  7. Em seguida confirme o aditamento e imprima o comprovante;
  8. Você também irá receber a confirmação no e-mail cadastrado;
  9. Por ultimo é necessário ir até a CPSA e retirar o DRM assinado;
  10. Com o Documento de Regularidade de Matricula em mãos, vá até o Agente Financeiro;
  11. Nessa visita é preciso estar acompanhado do responsável legal (quando for o caso), fiadores e portando todos os documentos necessários para a atualização de dados.

O prazo de formalização do aditamento do FIES é de 10 dias, contando-se a partir do terceiro dia útil após a confirmação da solicitação de aditamento. Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui e teremos o maior prazer em ajudar a esclarecer suas dúvidas.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *