Saiba o que é e como funciona o Credit Score

Você sabe dizer o que é considerado pelos bancos e financeiras no momento de avaliar se você será aprovado ou não para uma operação de crédito? Muitas pessoas acreditam que eles simplesmente verificam se há alguma pendência em nome do solicitante, o famoso nome sujo/limpo, mas a análise vai muito além disso. A ferramenta utilizada é conhecida como credit score ou escore de crédito, que atualmente já é utilizada por mais de 100 países. Trata-se do resultado de um cálculo feito através de estatísticas, com o objetivo de fazer análises rápidas e eficazes sobre o histórico relacionado a negócios de crédito do cliente .

Para entender melhor o que é o credit score, como essa ferramenta é utilizada e o que é levado em consideração, basta continuar lendo!

O que é o credit score

Em resumo, trata-se de um serviço que faz leitura de informações públicas de uma pessoa que são coletadas de acordo com a lei, além de analisar a base de dados do Serasa e outros órgãos de proteção ao crédito. Após fazer esse trabalho, o sistema indica de maneira estatística, qual a probabilidade de inadimplência que o solicitante de crédito tem.

Essa é apenas uma das variáveis que uma empresa considera antes da decisão sobre concessão de crédito. A pontuação atingida não significa proibição de negócio, mas sim um histórico financeiro de quem fez o pedido, em relação ao mercado de crédito como um todo.

Como funciona o credit score

O credit score é uma estatística que define se uma pessoa é ou não um bom pagador, se ele mantém suas contas em dias, se costuma atrasar pagamentos, se possui uma renda estável, cadastros negativos ou registros de inadimplência nos últimos anos. Cada um desses dados dá uma pontuação diferente ao cliente.

A partir desse número os bancos e financeiras têm mais uma ferramenta para verificar quais são os riscos da operação, ou seja, se devem ou não emprestar dinheiro àquela pessoa, seja por meio de cartão, financiamento ou empréstimo. A pontuação define se há mais ou menos chances de que o pagamento da dívida seja quitado no prazo e da maneira certa.

Credit Score

O Credit Score é definido por pontuações

O credit score tem uma pontuação que pode atingir até os 900 pontos. Esse número significa sua “nota” no mundo financeiro, pois quanto maior for esse número, significa que essa pessoa obteve menos problemas em sua vida financeira. Consequentemente, isso também significa que as chances de conseguir crédito são maiores, além de que os bancos poderão oferecer melhores condições de pagamento e taxas especiais.

É importante lembrar que essa não é uma regra que diz se os bancos devem ou não aceitar a proposta de crédito, trata-se apenas de um indicador.

Pontuação no credit score

Como dito anteriormente, essa pontuação é referente a uma série de características sobre seu histórico em relação a operações de crédito. É feita uma análise de alguns quesitos e, a partir da porcentagem de importância de cada um, a nota é dada atingindo de 300 a 900 no credit score. As questões observadas são as seguintes com os pesos entre parênteses:

  • histórico financeiro (35%);
  • dívidas pendentes (30%);
  • período de tempo em que já teve crédito (15%);
  • quantidade de consultas feitas ao seu relatório (10%);
  • tipo de crédito adquirido normalmente (10%).

Como melhorar o credit score

O credit score não é um arquivo, cadastro ou registro definitivo. Ele varia de acordo com a movimentação e as atitudes que a pessoa ou empresa tem no mundo financeiro. Como o cálculo é feito com base em informações públicas e anotações negativas no momento da consulta, tudo que o consumidor tem a fazer para melhorar sua pontuação é alterar sua situação.

Atitudes como quitar dívidas pontualmente, regularizar ou negociar dívidas já existentes e atualizar dados cadastrais no SPC e SERASA são algumas opções para mudar a situação e melhorar pontuação.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *