Crédito Consignado para servidores públicos de SP

O crédito consignado se tornou sinônimo de facilidade para aqueles que são servidores públicos de São Paulo. As condições especiais são várias e as taxas de juros vão lá em baixo, se comparados a outros tipos de empréstimo. O fato de o solicitante ter a garantia de um salário fixo e estabilidade financeira faz com que vários bancos e instituições financeiras abram as portas e tentem oferecer as melhores condições para os funcionários públicos.

Mas é necessário tomar muito cuidado para não cair em uma armadilha e acabar perdendo dinheiro, pois o valor é debitado diretamente de seu salário. Há alguns cuidados e fatores a serem levados em consideração quando o assunto é crédito consignado para servidores públicos que merecem sua atenção.

O que é o crédito consignado

O crédito consignado é um crédito dado a uma pessoa, pelo qual o pagamento será feito com desconto automático e direto do salário recebido pelo solicitante. Portanto, não há como atrasar as parcelas, as taxas de juros são bem menores e até mesmo quem está com o nome sujo consegue fazer a solicitação. O crédito pode ser concedido à qualquer pessoa que possua carteira assinada, seja aposentado e pensionista do INSS ou seja funcionário público dos poderes federais, estaduais ou municipais.

Os últimos exemplos são os que mais atraem o interesse dos bancos, pois possuem um salário mais alto do que o da maioria dos trabalhadores e não correm o risco de serem demitidos. Por isso, no que diz respeito ao crédito consignado para servidores públicos, as facilidades e benefícios são ainda maiores.

Para fazer a solicitação de um empréstimo, não há muita burocracia, mas ele passa por um processo de aprovação e comprovação dos documentos apresentados. Devem ser apresentados apenas o CPF, RG, contra-cheque e o comprovante de residência. O cálculo do valor limite é feito co m base no salário apresentado no contra-cheque, em que a única regra é que as parcelas não possam ultrapassar 30% do valor recebido pela pessoa a cada mês. Além disso, é possível obter mais de um empréstimo por vês, contanto que a soma das parcelas não exceda esse limite também.

Governo de São Paulo

Ampliação do governo SP

No que diz respeito ao crédito consignado para servidores públicos de São Paulo, as condições só melhoram. Em 2015, o governador Geraldo Alckmin, por meio de um decreto, ampliou o limite de prazo de pagamento de parcelas de 60 para 96 meses, permitindo que os bancos oferecessem quantias ainda maiores aos funcionários estaduais.

A medida beneficiou diretamente mais de um milhão de funcionários de SP, permitindo além da obtenção, a renegociação de empréstimos já feitos anteriormente pelos servidores. A nova norma ainda prevê que órgãos da administração pública estadual possam passar a atuar como entidades habilitadas a serem consignatárias, ou seja, o empréstimo passará a ser feito pelo próprio governo com ainda mais descontos, por meio do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual. Mas esse processo ainda está em fase de elaboração.
Além disso, também foi assegurada a facilidade de portabilidade, o que significa que o servidor poderá escolher trocar o banco para o qual faz o pagamento no meio do pagamento de parcelas, se assim desejar e acreditar que terá maiores vantagens.

Dicas

Apesar de todas as vantagens, existem alguns pontos que devem ser observados antes de fechar negócio. Um deles é planejar todo seu orçamento para o período em que irá pagar o empréstimo. Portanto, planeje seus gastos. Lembre-se que os valores serão descontados diretamente do que você recebe mensalmente. Não haverá nenhuma possibilidade de atrasar o pagamento, mesmo que os juros acumulem como em outros empréstimos. Você não terá essa saída.

Outra opção é reservar algum dinheiro extra para que o pagamento seja feito. No caso, é interessante guardar as quantias recebidas como férias, abono salarial e bônus para ter certeza de que você não ficará sem nenhum dinheiro no bolso.

E por último, escolha o caminho correto. Pense bem se o que você tem a pagar realmente é tão urgente e merece que a solicitação de crédito consignado seja feita ou há outras saídas. Tente agir com sabedoria e não por impulso ao ver todos as vantagens e baixas taxas. Ninguém irá perguntar o motivo do empréstimo, essa questão cabe somente a você.

Site para consulta

No caso de crédito consignado para servidores públicos de SP, o governo criou Portal do Consignado para esclarecer dúvidas, já que há tantas facilidades. Nele, é possível verificar os custos, taxas e fazer uma simulação de obtenção de crédito para verificar quais os valores poderiam ser emprestados. Além disso, o próprio sistema oferece uma lista com as melhores opções presentes no estado. Basta acessar www.saopauloconsig.org.br.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *