Crédito Imóvel Próprio da Caixa

O Crédito Imóvel Próprio, conhecido popularmente como hipoteca, é uma modalidade de empréstimo em que um imóvel quitado é usado como garantia, possibilitando melhores condições de pagamento. Essa linha de crédito é oferecida por quase todos os bancos brasileiros, mas a Caixa Econômica Federal se destaca pelos juros reduzidos, principalmente em imóveis novos e com linha de crédito do SFH, abaixo de 750 mil reais.

O que é Crédito Imóvel Próprio?

A diferença do Crédito Imóvel Próprio de outras linhas de crédito está no uso do imóvel como garantia de pagamento. O empréstimo é concedido mediante alienação fiduciária do bem, ou seja, na transferência da posse para o banco até que as parcelas sejam quitadas. Caso o cliente não pague o credor, no caso a Caixa Econômica, a instituição pode tomar o imóvel como forma de pagamento. Essa garantia permite que o banco ofereça taxas reduzidas, uma vez que o risco de não quitação é menor que no empréstimo pessoal e outras formas de crédito.

Como funciona?

Na Caixa, o cliente que solicita o Crédito Imóvel Próprio conta com até 240 meses para pagar a dívida. O pagamento é descontado automaticamente da conta do cliente e o valor das parcelas é decrescente. Dependendo da análise feita pelo banco, o limite de crédito concedido vai de R$20 mil até 60% do valor de avaliação do imóvel. Dessa forma, o empréstimo é uma boa pedida para quem precisa de grandes quantidades de dinheiro.

Simulador

A melhor maneira de verificar as condições específicas do Crédito Imóvel Próprio para você é por meio de uma simulação. Acessando o link, você deverá informar o valor do imóvel e seus dados pessoais. Assim, a Caixa poderá simular o valor total do crédito, os juros, o prazo de pagamento e o CET. As tarifas vão depender dos dados apresentados e da seu relacionamento com o banco.

A hipoteca é uma opção de empréstimo que pode custar menos que outras linhas de crédito

A hipoteca é uma opção de empréstimo que pode custar menos que outras linhas de crédito

 

Como fazer o empréstimo?

Para solicitar o Crédito Imóvel Próprio, é necessário comparecer a uma agência da Caixa Econômica. No banco, será feito um cálculo atualizado das condições do empréstimo antes da contratação. Os documentos necessários são:

  • Documento de Identidade
  • CPF
  • Comprovante de Estado Civil
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda
  • Matrícula do Imóvel

É fundamental que o contratante observe o CET do empréstimo, ou seja, seu custo total. Em caso de dúvidas, é importante conversar com o funcionário do banco para esclarecer todas as questões relativas ao contrato. Após a assinatura do documento, o crédito é liberado na conta do solicitante. Esse valor poderá ser usado da maneira como o contratante quiser.

Vale a pena fazer uma hipoteca?

Usar um imóvel como garantia de empréstimo pode ser uma boa opção quando alguém precisa de grande volume de dinheiro com custos reduzidos. No entanto, é preciso pensar no risco de perda do bem, uma vez que o não pagamento implica na transferência do imóvel para o banco. Por isso, é fundamental analisar com cautela as condições de pagamento do crédito e sua real possibilidade de quitá-lo.

Lembre-se também de considerar possibilidades com a redução da renda durante o período de pagamento e situações inesperadas como, por exemplo, a perda de um emprego. Sugerimos ainda que você compare as condições oferecidas por diferentes bancos antes de fechar o contrato. Dessa forma, é possível tornar o Crédito Imóvel Próprio menos arriscado.

[/caption]

Comentários
  1. MARCIA CRISTINA GARCIA PESSOA
    • Flávio
  2. Renata
    • Flávio
  3. Denilton Lins
    • Flávio
  4. Maria Aldina Andrade
    • Flávio
  5. rosana santos
    • Flávio
  6. valmir
    • Flávio
  7. Alda Arraes
    • Flávio

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *