Empréstimo para MEI: Como Conseguir?

Não é novidade para ninguém que é necessário ter recursos financeiros, mão de obra, entre outros fatores, para que seu negócio caminhe de forma saudável e lucrativa. Mas um detalhe determinante sobre o quão rápido seu empreendimento irá caminhar é o recurso financeiro disponível para investimento.

A questão é que a maioria dos Microempreendedores não têm de onde tirar esse recurso, seja para iniciar sua jornada de empresário, ou para aumentar sua capacidade de produção. Na tentativa de solucionar essa questão vamos  falar sobre onde conseguir um empréstimo para Microempreendedores Individuais.

Aqui você irá conhecer algumas situações em que vale a pena pegar um empréstimo e descobrir quais são as condições oferecidas pelos principais bancos atuantes no mercado e terá acesso à algumas dicas para que você não caia em armadilhas ao buscar recursos para o seu negócio.

Vale a pena pegar empréstimo?

Antes de contratar qualquer linha de crédito oferecida no mercado é importante ter em mente que esse dinheiro é para a sua empresa e não para fins pessoais. Esse é o primeiro grande passo necessário à um Microempreendedor, principalmente em casos de empresas familiares.

Uma vez que você tenha separado as finanças pessoais das finanças da sua empresa, é preciso ter certeza sobre a saúde financeira do seu negócio e se os projetos futuros estão de acordo com a sua capacidade de crescimento.

empréstimo mei

Empréstimo para Microempresa

Uma grande vantagem de regularizar a situação do seu negócio através do MEI é que o mercado possuí algumas linhas de crédito e práticas com condições especiais para pequenas empresas. Logo, uma vez que esteja regularizado, você poderá procurar por taxas mais atrativas.

Ao perguntar se vale a pena pegar um empréstimo, a resposta é menos objetiva do que a maioria dos empresários deseja. Como quase tudo no mundo empreendedor, isso também depende. Você possui alguma reserva? Conhece alguma outra linha de crédito mais barata? Sua empresa possuí investidor? Já pensou em ter um sócio?

Após avaliar outras opções, o empréstimo continua parecendo a melhor saída? Nesse caso não deixe de crescer por medo de assumir esse compromisso, mas busque uma linha de crédito com taxas mais agradáveis. Algo que ajuda muito no momento de tomar essa decisão é ter em mente onde você que aplicar esse dinheiro, entenda:

  • Capital de Giro: É bastante comum recorrer a uma linha de crédito para pagar as contas, fornecedores e manter o seu negócio funcionando por alguns meses mais complicados. Nesse caso, o que você precisa, é buscar um fundo que lhe sirva de fonte do capital de giro necessário.
  • Antecipação de Vendas: Trata-se de linhas de crédito próprias para que você possa adiantar o recebimento do valores referentes as vendas feitas à prazo.
  • Investimentos: Para ampliar, modernizar ou reformar suas instalações, físicas ou não, também é necessário ter recursos. E pra isso, o mercado também possui algumas linhas de crédito.

Onde conseguir crédito?

Supondo que você precisa de dinheiro, já sabe o que quer fazer com esse dinheiro e já avaliou outras opções e ainda assim, quer um empréstimo. A seguir você terá acesso à uma amostra dos planos oferecidos por três grandes bancos para empresas com CNPJ regular. Vale lembrar que no caso do MEI é sempre interessante buscar por condições específicas para esse tipo de negócio.

No Banco do Brasil você irá encontrar opções definidas de acordo com o objetivo desse dinheiro. A grande vantagem nisso é que são ofertadas condições melhores pensadas para cada situação, ou seja, se você deseja obter recursos para garantir seu capital de giro existem algumas opções, se o objetivo é antecipar as vendas, as opções são outras e se você deseja fazer um investimento existem planos específicos. Portanto, de acordo com cada caso entre em contato direto com a agência e/ou acesse os links marcados acima.

Na Caixa Econômica Federal existe um plano específico de investimento para pequenas empresas, com o objetivo de incentivar o crescimento dos microempreendedores individuais. Nesse caso você deve buscar sobre o Microcrédito Produtivo Orientado Caixa, nessa modalidade o limite de crédito vai de, no mínimo R$ 300,00 até R$ 15 mil.

Um banco que também possui um atendimento especializado para microempreendedores e empresas é o Santander, nele existe uma solução para todos os problemas do seu negócio, e é lá que você pode buscar orientações para crescer, investir, conquistar saúde financeira entre outras coisas. Conheça melhor o atendimento para negócios e empresas acessando o site ou visitando a agência mais próxima.

Se você já tem experiência na contratação das linhas de crédito com alguma dessas instituições, comenta aqui e nos conte um pouco sobre a sua história.

[/caption]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *