Como funciona o financiamento de Imóveis pela Caixa

O sonho da casa própria é algo que todo brasileiro possui. Seja um pequeno apartamento simplesmente para sair do aluguel ou uma grande casa com quintal para dar espaço a toda família. Para isso, cada um busca uma alternativa diferente. Como juntar o dinheiro para realizar o grande sonho é uma atitude que demanda tempo e controle, a maioria dos brasileiros procura parcelar o valor do imóvel.

O mais famoso de todos os meios é o financiamento de Imóveis pela Caixa, um método simples e prático que ajuda na realização desse objetivo. Entenda um pouco mais sobre como o processo funciona, quais são os pré-requisitos, vantagens e o que você precisa fazer para iniciar a conquista desse sonho.

Financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário é uma linha de crédito oferecida para ser utilizado exclusivamente na aquisição de um imóvel. Ou seja, a instituição financeira que o solicitante escolher irá pagar pelo valor integral do local, em troca de que pessoa pague com prestações ao longo de um prazo que pode ser de décadas, aumentando o valor com base na tabela de juros que é acrescentado a cada prestação paga. O banco entrega o dinheiro à vista ao vendedor e o comprador paga o valor somado à taxas e tarifas, de acordo com o combinado em seu contrato.

Além disso, o valor também pode ser utilizado para o término de uma construção, reformas em casas ou aquisição de lotes urbanizados que terão exclusivamente fins residenciais. Esta é uma forma de democratização e simplificação para a aquisição da casa própria que, ao longo dos anos, tem sido vital para o crescimento do mercado imobiliário do Brasil.

O processo na Caixa

O financiamento de imóveis pela Caixa é um dos principais produtos oferecidos pelo banco. Para entender melhor o processo, é importante dividi-lo em etapas, que do início ao fim levam cerca de 30 dias:

1) Simulação – O primeiro passo é verificar se as parcelas cabem no seu bolso e se o banco irá aprovar o valor desejado. É possível fazer a simulação por meio do site da Caixa ou indo até uma agência. Assim, serão calculados o valor da entrada e das parcelas do financiamento, levando em consideração qual é sua renda e quais as garantias que podem ser dadas ao banco.

Simulação financiamento caixa

Pelo próprio site é possível fazer uma simulação do financiamento

2) Cadastro e análise de crédito – Após a aprovação, os documentos devem ser entregues à agência, que farão a análise de crédito e a verificarão se o FGTS também pode ser usado na compra. Para isso, você deve preencher um formulário. Em um prazo de até 5 dias úteis a resposta é dada. Se for aprovado, basta dar todos os detalhes da compra que deseja fazer e como deseja pagar. Depois disso, o imóvel também passa por uma avaliação de engenheiros e a Caixa irá analisar a documentação dos vendedores para verificar todas as condições e a forma mais segura de fechar negócio. Em 30 dias toda a avaliação é feita. É importante lembrar que tudo isso é custeado pelo comprador.

3) Assinatura do contrato – Finalmente o contrato é assinado. Os compradores e vendedores se encontram em uma agência. O financiamento de Imóveis pela Caixa está em fase de fechamento. O contrato é assinado e registrado em cartório. A partir daí o que resta é pagar o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o pagamento das parcelas. Pronto! Você já pode se mudar para o local comprado.

Minha Casa, Minha Vida

Outra opção é verificar se é possível realizar o financiamento de Imóveis pela Caixa participando do “Minha Casa, Minha Vida“, um benefício do governo federal que oferece quatro tipos de benefícios com base na análise de renda familiar. Com o programa, há a possibilidade que o governo pagar parte do imóvel, subsidie a entrada, reduza o valor do seguro que é cobrado em um financiamento imobiliário ou auxilie na obtenção de juros menores, o que acaba diminuindo os valores das parcelas e no preço final do financiamento.

Acesse o site da Caixa e faça uma simulação para verificar se você se adéqua às condições. É necessário ter renda máxima de 6500 reais mensais e a partir do valor obtido são calculados os benefícios possíveis de acordo com cada Faixa que chegam a alcançar até 90% do valor do imóvel.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *