Vale a pena financiar um imóvel pela caixa? Quanto tempo demora?

Realizar o sonho da casa própria pode estar mais perto do que nunca. A questão é que se você está prestes a adquirir um imóvel é importante ficar atento as opções. Nesse post vamos falar do financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal, mas antes de se comprometer com esse financiamento tenha em mente outras possibilidades.

A dica primordial é, se você tem condições de não se comprometer com esse financiamento, ótimo! Compre o imóvel de outra maneira, a questão é que a grande maioria das famílias não possuem muita alternativa. Se você está nessa situação, eu apresento o financiamento caixa.

Vale a pena financiar?

Essa é uma pergunta muito complicada de ser respondida, pois isso irá variar de acordo com cada realidade. O preço do imóvel, o tempo de financiamento, o quanto você pode ser comprometer a pagar por mês, enfim, são muitas variáveis.

No geral, financiar um imóvel significa pagar bem mais caro por ele, algumas vezes chega a ser mais que o dobro do preço original. A questão é que você faz isso durante um longo tempo, o que possibilita pagar prestações mais baixas, tornando o sonho da casa própria mais fácil de conquistar. Lembre-se que, financeiramente o aluguel é a opção mais barata. É melhor pagar aluguel de um imóvel do que “pagar aluguel” para o dinheiro do banco.

Uma opção para diminuir a diferença entre o valor inicial do imóvel e o valor final do financiamento é pagar parcelas adiantadas, fazendo amortizações constantes com recursos próprios ou utilizando o FGTS. As parcelas pagas regularmente são compostas de juros, encargos e outras taxas e apenas uma pequena parte é realmente destinada ao pagamento da sua dívida.

Ao adiantar uma parcela, ou seja, pagar um prestação do final do financiamento, ou mesmo ao abater o saldo devedor diminuindo o prazo, você reduz essa carga de juros e com isso reduz essa diferença. Caso você venha a ter condições de quitar tudo ou boa parte das parcelas futuras, vale a pena pedir orientações ao gerente da sua agência.

Quanto tempo demora?

financiamento-caixa

Vale a pena financiar pela Caixa?

Financiamentos são investimentos de longo prazo, geralmente esse prazo gira em torno de 20 a 40 anos. Ou seja, é um compromisso que está a mercê de muita coisa, pois a vida muda muito nesse período de tempo. Devido a isso, financiar é um processo bastante burocrático.

Se você já analisou as possibilidade e realmente quer optar pelo financiamento pela Caixa Econômica, vou te explicar um pouco sobre a documentação. O prazo em si para a liberação vai depender de cada caso, se todos os documentos estão corretos e dentro do esperado e toda uma análise de crédito que será feita antes de liberar o financiamento. Esse tempo pode levar de 20 dias a dois meses e, após o fechamento do contrato, o dono do imóvel ainda poderá levar 60 a 90 dias para receber o valor da venda.

A caixa não possui uma lista vasta de exigências, mas isso não significa que ela não vá analisar seu perfil antes de aprovar o crédito ou não. O primeiro detalhe é estar com o nome limpo, temos um post aqui no blog falando justamente sobre como limpar o nome sujo, se esse é o seu caso vale a pena dar uma olhada.

Além disso é necessário comprovar que a prestação do financiamento em questão é equivalente à renda familiar, ou seja, não pode comprometer mais de 30% da renda mensal da família. Além da regularização da pessoa que pretende financiar, o imóvel também precisa contar todos os documentos necessários e está em perfeitas condições de uso.

Basicamente são essas as exigências, para mais informações entre em contato com o seu corretor ou com as centrais de atendimento do banco. Antes de fechar um financiamento não se esqueça de avaliar todos os prós e contras do compromisso financeiro e do imóvel, afinal ele será seu lar pelos próximos 30 anos.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *