SBPE: O que é? Entenda!

Se você é um do milhares de brasileiros que investem dinheiro na caderneta de poupança ou acompanha os assuntos relacionados ao tema, já deve ter ouvido falar do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, o SBPE.
Sabia que o habito de poupar está diretamente ligado à possibilidade de conseguir um financiamento para a compra de um imóvel e, consequentemente, realizar o sonho da casa própria. Para dar início ao processo de aquisição de um novo imóvel é saber o que é e como funciona o SBPE. Entenda a diferença entre o sistema e a poupança e não deixe de conferir o texto a seguir!

Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo

Constituído por instituições financeiras que captam dinheiro através das aplicações na poupança, o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo possui as diretrizes de direcionamento de recursos passadas pelo Conselho Monetário Nacional e supervisionadas pelo Banco Central do Brasil.

Outra fonte de renda utilizada por essas instituições, para alimentar esse fundo, são os recursos oriundos das poupanças compulsórias. O FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – é um dos exemplos desse tipo de poupança.

Mas, o que é o SBPE?

Basicamente trata-se de um sistema que regulamenta e viabiliza a concessão de empréstimos imobiliários por parte das grandes instituições nacionais. Funciona assim: devido a uma resolução vigente no pais, cada instituição financeira pode comprometer apenas 65% do seu fundo para a concessão de financiamentos imobiliários.

A questão é que esse fundo utilizado é originado da quantia depositada pelos correntistas, na poupança. Ou seja, ao poupar você está aumentando o limite de financiamentos imobiliários que o seu banco pode conceder.

Como cada instituição financeira tem um fundo diferente, que é abastecido pelo valor depositado na poupança por seus próprios correntistas, a disponibilidade de recursos para o mercado imobiliário depende diretamente do hábito de poupar dar população brasileira. Mas, como você já deve saber, para conseguir uma linha de crédito imobiliário você precisa obedecer a alguns detalhes.

As linhas de crédito imobiliário permitem ao comprador financiar um imóvel em até 35 anos, podendo colocar:

  • até 80% do valor do imóvel para pagamentos a prazo desde que seja feita a opção por um empréstimo com taxas de juros pós-fixadas;
  • até 70%, se a opção escolhida tiver taxas de juros pré-fixadas.
SBPE

Saiba como funciona o SBPE

Financiamentos feitos através do SBPE também utilizam o Sistema de Amortização Constante – SAC, outro fator característico é que o valor de cada parcela não pode ultrapassar 30% da renda familiar, essa é uma medida de vida impedir o endividamento das famílias e consequentemente a inadimplência.

Dentre todas as instituições financeiras que compõe o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo – SBPE – as principais integrantes são:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Sociedade de Créditos Imobiliários;
  • Associação de Poupança e Empréstimos;
  • Bancos Múltiplos;
  • Entre Outros.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixa aqui nos comentários que teremos o maior prazer em tentar lhe ajudar. No mais, até o próximo post!

[/caption]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *