O que é aniversário da poupança? Como calcular rentabilidade sábado, domingo e feriado?

A Caderneta de Poupança é uma das formas de investimento mais usadas pela população brasileira. Isso se explica por ser um investimento prático e de fácil acesso, além de não ter custos, impostos e, praticamente, não ter riscos de perda do montante investido.

Mas é preciso ressaltar que o rendimento da poupança é bem baixo, se comparado a outros tipos de investimentos. E além do rendimento ser baixo, você ainda corre o risco de ficar sem nenhum juros no mês, se fizer retiradas nas datas erradas.

Para não correr esse risco, você precisa entender como funciona o “aniversário da poupança”. Sim! A sua poupança faz aniversário. Na verdade, poderia ser chamado de “mesversário”, já que a data é mensal e não anual. O aniversário da poupança nada mais é do que a data de rendimento do valor investido. Ou seja, se você faz um depósito na conta poupança no dia 12 de abril, terá o seu rendimento no dia 12 de maio.

Sábados, Domingos e Feriados

Esta é uma dúvida recorrente de quem possui conta poupança: Quando a data de aniversário cai em um sábado, domingo ou feriado, como é calculado o meu rendimento?

Quando isso acontece, o rendimento é calculado de acordo com a data certa, mas a data base é transferida para o primeiro dia útil subsequente e o valor incorporado ao saldo da data base. O mesmo acontece quando se trata de fim de mês, pois se é realizado um depósito nos dias 29, 30 e 31 o próprio sistema define como data base o dia primeiro do mês seguinte.

Como Saber a Data de Aniversário da Poupança?

Para saber qual a data de aniversário da sua poupança, ou quais são as datas, dependendo do sistema que o banco usa, você precisa ficar atento ao seu extrato. Muitos bancos enviam esse extrato todos os meses pelos Correios, mas caso você não receba, pode consultar todo o extrato, inclusive a data de aniversário pelo Internet Banking.

Aprenda a fazer investimentos de forma correta de acordo com a data de aniversário da poupança

 

Como Fazer o Resgate sem Perder Dinheiro?

Como já foi dito, não perdemos dinheiro na poupança, mas corremos o risco de não ganhar nada. Para que isso não aconteça, é preciso saber o dia certo para fazer retiradas na poupança. Ou seja, aquela velha história de que se pode fazer retiradas durante todo o mês sem perder dinheiro não é verdade. É preciso sim ficar atento às datas bases para não deixar de ganhar o rendimento.

O correto é fazer saques somente na data base, pois se você fizer uma retirada antes da data de aniversário, não terá o rendimento algum, e se fizer a retirada muito tempo depois, também não terá o rendimento do mês seguinte.

A aplicação também deve ser feita de forma correta. De uma forma geral, o melhor seria fazer os depósitos em uma única data, concentrando nela todos as aplicações do mês. Alguns bancos até oferecem o investimento automático, que retira o valor automaticamente da conta corrente e passa para a conta poupança. Assim, as aplicações se concentram em uma única data facilitando os cálculos e evitando a perda dos rendimentos. Porém, muitos bancos oferecem o que se chama de multi-data.

Com uma poupança multidata, com vários aniversários para uma mesma caderneta de poupança, você terá mais facilidade de investir pois o banco sempre fará o resgate daquela data mais recente. Assim, você garante que o investimento mais antigo, renderá normalmente.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *