Dúvidas sobre a Poupança da Caixa: Saque, Rendimento e Idade

Apesar da baixa rentabilidade em tempos de inflação alta, a poupança tem sido uma saída para muitos brasileiros durante a crise, seja para guardar algum dinheiro ou recorrer a uma reserva de emergência. Usada como uma forma de segurança ou acúmulo de dinheiro para fazer um investimento ainda maior, a Poupança da Caixa tem sido uma opção muito utilizada.

Apesar de saber dos passos principais para abrir a conta, os rendimentos e objetivos, muitas pessoas têm várias dúvidas sobre o funcionamento desse investimento ao longo do tempo. Pensando nisso, criamos um guia básico sobre o processo para que você entenda melhor onde está investindo seu dinheiro. Tire todas as suas dúvidas agora!

A Caixa tem a melhor poupança?

Também conhecida como caderneta de poupança, é um dos investimentos mais populares do Brasil, pois é fácil de entender, simples de manter e tem um risco baixíssimo, se comparada a outras formas de rendimento. Todas as regras da Poupança Caixa são ditadas, reguladas e garantidas pelo Banco Central. A remuneração é de 0,5% ao mês, mais a variação da taxa referencial da data do depósito. Caso a SELIC fique abaixo dos 8,5%, a remuneração muda, passando a ser 70% da SELIC + a TR. Cobrar outro valor é proibido por lei.

Mas o que faz com que os brasileiros confiem nesse investimento é a tradição da Caixa Econômica Federal, que está no mercado há mais de 150 anos e já possui mais de 40 milhões de poupadores. O banco atende a diversos perfis de clientes e garante rentabilidade e segurança na hora de cuidar do seu investimento.

Como abrir uma poupança

Para dar início ao processo de abertura da conta, tudo que você precisa fazer é comparecer à agência mais próxima de você apresentando um documento de identidade com foto, CPF e comprovante de endereço. Em alguns minutos você finaliza a abertura e, em poucos dias, recebe o cartão magnético em sua casa. No que diz respeito a menores de 16 anos, a conta só pode ser movimentada e aberta pelo responsável legal, portando os documentos de ambos. Já em casos em que o titular tiver entre 16 e 18 anos, a conta é aberta pelo menor, mas ele precisa estar na companhia do responsável legal no momento da abertura.

Agência da CAIXA

Para abrir uma caderneta de poupança, é visite uma agência da CAIXA ou correspondente

Também é importante lembrar que não há um valor mínimo a ser depositado para dar início a Poupança Caixa. No momento da abertura você não deve fazer, necessariamente, um depósito. Ele é feito se e quando você desejar. Além disso, a poupança é totalmente isenta de qualquer tributo, inclusive imposto de renda.

Como fazer Saques

Sim, você pode realizar saques de qualquer valor a qualquer momento. A liquidez da Poupança Caixa é imediata, o que significa que não existe nenhum processo burocrático para retirar seu dinheiro do banco por meio de saque ou usando seu cartão como débito. O saldo e o extrato também podem ser consultados a qualquer momento. A transferência de valores também não tem nenhuma restrição. Basta estar com o cartão e senhas em mãos para realizar em qualquer caixa eletrônico do banco.

Canais de Atendimento

Para efetuar as transações da Poupança Caixa, você tem várias opções e não precisa comparecer a uma agência sempre que precisar fazer uma operação. Se você deseja ter acesso ao seu saldo, basta utilizar seu telefone ligando para 3004-1105 (capitais) e 08007260505 (outras regiões) e informar os dados necessários.

Enquanto isso, os extratos, pagamento de contas e transferências podem ser realizados por meio dos terminais de autoatendimento e Internet Banking. Basta ter acesso à internet, por meio de celular ou computador, e baixar os programas de segurança que a Caixa oferece. É importante lembrar que você não corre riscos de cópia de dados caso vá tirar extratos ou saldos, pois a senha para movimentação da conta é sempre diferente.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *