Como funciona a Poupança Fácil Caixa?

Abrir uma poupança é uma das principais opções para quem quer juntar dinheiro. Os custos são baixos e é um investimento seguro, se comparado com o rendimento em outros tipos de conta. Entretanto, muitos tem dúvidas de como funciona o processo e quais são os pré-requisitos para que abrir uma poupança e acabam desistindo do investimento. Por isso, a Caixa Econômica Federal criou a Poupança Fácil, feita para aquelas pessoas que não querem se preocupar com os processos burocráticos de uma conta, mas desejam ter onde guardar o dinheiro e obter os rendimentos.

A Poupança Fácil Caixa é simples, pode ser aberta por qualquer um, mesmo aqueles que têm nome sujo e seus rendimentos são exatamente iguais a qualquer outro tipo de poupança da CAIXA ou de outro banco. Confira as regras do rendimento da poupança aqui e, para entender como funciona, é só continuar lendo.

O que é a Poupança Fácil

Trata-se de uma modalidade simplificada da poupança, que possui algumas limitações, mas garante os mesmos benefícios de uma caderneta comum. Aquele que optar por esse tipo de investimento precisa ter em mente que a movimentação máxima mensal não pode exceder o valor de três mil reais. Isso significa que não podem ser feitos depósitos nem débitos maiores que esta quantia, porque o saldo da poupança não pode ser maior do que esse valor, nem mesmo em um centavo que seja.

Qualquer pessoa pode possuir uma Poupança Fácil Caixa, desde que cumpram as solicitações necessárias, que serão explicadas mais adiante.

Outra vantagem desse tipo de conta diz respeito aos beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família. As quantias recebidas podem ser depositadas pelo governo diretamente na poupança, tudo que é necessário é ir até uma agência para fazer a solicitação de cadastro, o que é muito útil para quem deseja que o benefício se transforme em um investimento futuro na vida dos filhos, por exemplo. Confira no site da CAIXA as condições.

Poupança CAIXA Fácil - Bolsa Família

Poupança CAIXA Fácil e o cartão ELO para beneficiários do Bolsa Família

Esse tipo de conta oferece algumas vantagens, dentre elas a praticidade de poder utilizar o Internet Banking da Caixa e o aplicativo no celular para consulta e ter maior facilidade no controle de valores. Além disso, o cliente não tem nenhum custo para abrir ou manter sua conta e garantir o investimento que é considerado como o mais forte, seguro e tradicional no mercado financeiro hoje em dia.

Como abrir uma Poupança Fácil

Para realizar a abertura de uma Poupança Fácil Caixa, o processo é bem simples. Basta ir até uma agência do banco mais perto de você ou em qualquer casa lotérica credenciada ao sistema CAIXA Aqui e apresentar documento de identidade com foto e CPF. Podem ter conta todas pessoas físicas, brasileiras, que morem no país, alfabetizadas e de todas as idades. No caso de menor de 16 anos, a abertura é permitida somente pelos representantes legais da criança ou adolescente, apresentando o documento de ambos. No caso de o titular da conta ter entre 16 e 18 anos, o menor deve se apresentar para abrir a conta junto com os pais.

Após o cadastro, você receberá, em alguns dias, o cartão da poupança em casa e já poderá efetuar saques, depósitos, transferências ou utilizar como cartão de débito em qualquer estabelecimento que aceite cartões de débito. Antes de o cartão chegar, é necessário comparecer à agência de origem ou casa lotérica com os números da conta e identidade para realizar esses procedimentos.

Atenção: Não é possível fazer saques em lotéricas sem este cartão.

Transformação de poupança

Caso os valores comecem a exceder o limite permitido pela Poupança Fácil Caixa, o processo para transformá-la em uma conta comum é bem simples. É necessário ir até uma agência, retirar todo o dinheiro e ir até o gerente para solicitar uma nova conta com seus documentos pessoais e comprovante de residência. A alteração de modalidade acontece é feita na hora da solicitação. Veja como funciona a caderneta de poupança da CAIXA também.

As cadernetas de poupança são livres de taxas e imposto de renda, sendo assim, você não pagará a mais nada por ter uma poupança comum. Inclusive, a rentabilidade é a mesma.

No caso de transformar uma conta Poupança CAIXA Fácil em Poupança CAIXA Pessoa Física, benefício do Bolsa Família já não pode ser creditado automaticamente, portanto é necessário solicitar a disponibilização do cartão para que seja feito o saque normalmente.

[/caption]

Comentários
  1. Nataline
    • Flávio
  2. Natalia
    • Flávio
  3. Renata
    • Flávio
  4. Jana
    • Flávio
  5. Priscila Silva Souza
    • Flávio
  6. Cynthia
    • Flávio
  7. Sandra Pereira da Silva
    • Flávio
  8. Sandra Pereira da Silva
    • Flávio
  9. Rafael

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *