É possível abrir Caderneta de Poupança para Menor de Idade?

A caderneta de poupança é uma das formas mais clássicas de guardar dinheiro. E, apesar de ter ficado por um bom tempo com rendimentos baixos, perdendo para a inflação e outras formas de investimento igualmente seguras, a poupança continua sendo uma das primeiras opções de investimentos do brasileiro. Isso tende a se reforçar com a queda dos juros que está por vir.

Se você deseja poupar o seu dinheiro e não sabe como, pense em abrir uma conta poupança, pois é uma das formas mais práticas e baratas de guardar o dinheiro, além de ser bem mais seguro que guardar dinheiro em casa. Até você estudar as várias modalidades de investimentos, ela poderá funcionar bem.

Além disso, a conta poupança não tem nenhum tipo de cobrança e também não tem taxa de abertura. É um investimento de baixo risco, um dos motivos de ser tão usada, principalmente pelos mais conservadores.

A fim de incentivar e ensinar os seus filhos a juntar dinheiro, alguns pais pensam em abrir uma conta poupança para os filhos, mas será que é possível abrir uma caderneta de poupança para menor de idade?

Caderneta de Poupança para Menores

Sim! É possível abrir uma caderneta de poupança para os filhos menores de idade. Qualquer pessoa, independente da idade pode ter uma conta poupança e fazer depósitos. Mas a abertura da conta só é realizada na presença dos pais ou responsáveis legais.

Atualmente, alguns bancos têm mudado as regras para os depósitos e retiradas das cadernetas de poupança, seja para maiores ou menores de idade. Então, eu sugiro que você vá até a agência bancária onde deseja abrir a conta poupança e tire suas dúvidas sobre esses detalhes pois bancos diferentes têm políticas diferentes.

Alguns bancos determinam um valor mínimo para depósito, assim como valor máximo para retiradas e quantidades de saques por mês. A maioria dos bancos não permite que o menor de idade faça retiradas da poupança, até que se complete 18 anos de idade. Mas com tantas mudanças, é possível que o seu banco aceite tal movimentação. Por isso, o melhor é verificar no seu banco.

Menor de idade pode ter caderneta de poupança?

Como Abrir uma Caderneta de Poupança para Menores?

Para fazer a abertura da conta, é preciso que o menor vá até a agência acompanhado de um dos pais ou seu responsável legal. Caso seja menor de 16 anos, não é preciso a presença do menor. Somente o seu responsável com os devidos documentos já consegue fazer a abertura da conta poupança. É necessário apresentar a carteira de identidade, o CPF válido e o comprovante de residência (do menor e do seu responsável).

Como já foi dito, não há cobrança para a abertura da conta, mas é preciso fazer um depósito inicial para abrir a conta (a fim de validar a caderneta). Alguns bancos determinam valor mínimo para o primeiro depósito, enquanto outros permitem depósitos de qualquer valor. Veja aqui como cada banco se comporta em relação ao depósito mínimo.

O rendimento da poupança é o mesmo em todos os bancos. Por isso, o que deve ser levado em consideração na hora de abrir uma conta poupança é se o banco é perto de casa, se você já tem uma conta corrente no banco, e se o atendimento é bom etc. São aspectos pessoais e não de rendimento.

Ao completar 18 anos, o titular da conta pode ir ao banco e solicitar a mudança para que ele seja o titular único da conta, deixando assim de ser dependente dos pais ou responsáveis.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *