Como alterar os dados para Restituição do Imposto de Renda

A liberação dos lotes de restituição do Imposto de Renda 2017 já começaram e nesse momento é muito importante garantir que os dados bancários para receber o provável recurso estejam corretos. Por isso resolvemos fazer este post, para ajudar a solucionar as principais dúvidas sobre o assunto e te ensinar como alterar e corrigir esses dados.

Como alterar seus dados?

Existem três situações onde pode ser identificada a necessidade de alterar e corrigir algum dado cadastrado, segundo o site da receita, são elas:

A conta informada para depósito da restituição foi encerrada

Nesse caso é possível resolver a questão de três maneiras diferentes, a primeira é acessando o Portal e-CAC, indo no menu referente ao extrato de declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) na seção “Restituição e Compensação → Extrato do Processamento da DIRPF → Extrato”

Dentro da plataforma, clique no item “Alterar dados bancários para a restituição“, preencha com os novos dados e clique em “Alterar“. No site da receita eles enfatizam também que caso você tenha a necessidade de mudar os dados para mais de um exercício, é necessário repetir o procedimento descrito para cada um deles separadamente.

Outra maneira de mudar esses dados é aguardando a liberação da restituição, nesse caso, basta entrar em contato com a Central de Atendimento do Banco do Brasil através dos canais listados abaixo e informar a nova conta para depósito.

Alterar conta restituicao IR

Login e senha ou Certificado Digital pode-se alterar a conta da restituição IR

  • Ligue 4004-0001 (apenas para capitais)
  • Ligue 0800 729 0001 (para outras localidades)
  • Ligue 0800 729 0088 (telefone exclusivo para deficientes físicos)
  • Ou compareça a uma agência física do Banco do Brasil.

Uma última possibilidade é retificar a sua declaração e corrigir as informações bancárias indicadas nela, mas atenção, esse processo pode atrasar a liberação dos recursos da sua restituição. Esteja ciente disso.

O contribuinte quer alterar a conta para depósito da restituição

Para essa situação específica existem duas possibilidades listadas no site da receita federal, a primeira é através do Portal e-CAC, nesse caso deve-se seguir a orientação passada no inicio do item anterior pois os processos são idênticos.

E a única outra forma é através da retificação da declaração do Imposto de Renda, porém como mencionado anteriormente, esse processo pode atrasar a liberação da restituição do seu imposto. Isso acontece pois, na hora de montar os lotes de liberação o órgão considera as datas da última retificação do documento, portanto, mudar essa data consequentemente adia a liberação dos recursos.

A restituição foi liberada, mas não foi creditada na conta

Em situações assim, onde aparentemente não há erro nos dados, e por algum motivo o valor liberado na restituição não foi depositado na sua conta, é preciso entrar em contato para esclarecer o ocorrido. Caso tenha algum erro, mas só foi identificado após a liberação da quantia referente a sua restituição o processo é o mesmo.

Portanto entre em contato com a Central de atendimento e solicite informações. Os canais de atendimento dessa central são:

  • Ligue 4004-0001 (apenas para capitais)
  • Ligue 0800 729 0001 (para outras localidades)
  • Ligue 0800 729 0088 (telefone exclusivo para deficientes físicos)
  • Ou compareça a uma agência física do Banco do Brasil.

Para mais informações e orientações a respeito dos dados ou processo envolvidos na Declaração/Restituição do Imposto de renda, acesse o site da Receita Federal ou deixe aqui nos comentários que teremos o maior prazer em te ajudar.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *