Saiba quem é Cedente e Sacado no Boleto Bancário

É fato que os brasileiros contam com o boleto bancário como uma das principais formas de pagamento, devido à praticidade, rapidez e segurança com que se obtém o mesmo, seja por aplicativo, site, retirada no estabelecimento, etc. É sempre mais fácil obter o boleto (1ª ou 2ª via em mãos a qualquer hora e realizar o pagamento sem nenhum custo adicional).

Milhares de pessoas fazem o uso desse meio de quitação 24 horas por dia, o que faz parecer que todas elas já sabem tudo sobre o boleto bancário e como utilizá-lo. O que não é verdade, no post de hoje vamos falar sobre conceitos básicos desse modelo de pagamento que não são tão conhecidos do público.

O que é Cedente e Sacado? 

Muitas vezes perdemos alguns detalhes importantes em diversos documentos e também em comprovantes fiscais que temos em mãos, seja pela correria ou pelo simples desinteresse. Mas, nesse caso, devemos dar atenção às informações que desconhecemos para estarmos seguros enquanto fazemos o uso dessa ferramenta de transferência e principalmente para emitir cobranças do tipo boleto.

Por exemplo, você sabe qual a diferença entre os chamados cedente e sacado no boleto bancário? Basicamente, quando se tem um boleto qualquer em mãos podem-se observar esses termos, e, não é difícil confundir-se. Confira o significado de cada um desses termos:

  • Cedente: é o indivíduo cujo recebe o pagamento a ser efetuado por boleto, ou seja, no momento em que a quantia for cobrada a pessoa recebe o dinheiro em sua conta, podendo esta ser pessoa física ou jurídica.
  • Sacado: é claramente aquele que efetua o pagamento do valor constante no boleto.

Antigamente, havia mais burocracia entre permissões para gerações de boleto, mas, felizmente, as coisas mudaram e é cada vez mais acessível a qualquer pessoa física usufruir as ferramentas principais que movimentam dinheiro no Brasil, e, emitir boletos faz parte desse avanço. Condições que anteriormente só eram de alcance de empresas ou instituições em geral com CNPJ.

codigo-barras

Saiba o que é Cedente e Sacado

Um exemplo simples é, no caso de uma compra on-line em que você opta por efetuar o pagamento por boleto bancário, como um eletrodoméstico em um site próprio (cedente), você, no momento em que solicita a emissão do boleto se torna o sacado cujo deverá se dirigir a uma agência bancária, casa lotérica ou mesmo realizar o pagamento on-time (leitura de código on-line ou em aplicativo) e fazer o débito direto do seu banco.

É importante não fazer confusão entre esses termos no momento de fixar uma cobrança por meio do boleto bancário, pois, se a pessoa física estabelece os termos ao contrário, provavelmente isso resultará dor de cabeça tanto para o verdadeiro sacado quanto para o cedente.

É válido ressaltar que essas são informações relevantes não só para o uso do boleto bancário como meio de pagamento, e sim para todos os outros métodos e detalhes aos quais muitas vezes não damos a devida atenção, mas que sempre retornam em forma de complicações, simplesmente pelo hábito de não se ler com atenção ou não ter se informado antes.

Ficou com alguma duvida? Deixe aqui nos comentários que teremos o maior prazer em tentar te ajudar. No mais fique sempre de olho nos termos desconhecidos, isso pode evitar muitas futuras dores de cabeça.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *