Como Fazer o Estorno de Débito?

Fazer compras usando o cartão de débito é uma prática cada vez mais comum entre os consumidores. É mais prático e muito mais seguro, pois evita que você saia de casa com dinheiro na bolsa ou na carteira.

Algumas pessoas ainda têm receio de usar o cartão de débito com medo de ser cobrado pela transação. Se esse é o seu caso, pode ficar tranquilo! A compra na função débito não tem nenhum tipo de cobrança. Pagando pelas suas compras usando o cartão, só será debitado da sua conta o valor total da compra, nenhuma taxa a mais.

Esse receio acontece porque algumas pessoas ainda confundem o cartão de débito com o cartão de crédito. Na compra com débito em conta, o valor é descontado automaticamente da sua conta, e não tem fatura, nem juros, nem parcelamento. É como se você tivesse retirado o dinheiro no caixa eletrônico e fizesse o pagamento à vista. Já com o cartão de crédito é diferente, pois a sua compra só será cobrada na próxima fatura e ainda pode ser parcelada, dependendo das condições da sua bandeira e do estabelecimento onde efetuou a compra. Nesse caso, a compra é paga através de uma fatura do cartão de crédito.

Mas apesar da compra com débito em conta ser muito prática e segura, pode ocorrer algum problema. Se o valor digitado na máquina estiver errado, e o cliente confirmar a conta sem reparar no erro, será debitado o valor informado à máquina. E não são raros os casos de pessoas que cometem esse tipo de erro. É mais comum do que podemos imaginar, pois as pessoas nem sempre estão tão atentas ao que estão fazendo e podem se distrair facilmente com outras coisas.

Aí vem a dúvida: o que fazer se for debitado um valor maior da minha conta?

Saiba como fazer um estorno de débito em conta

Estorno de Débito em Conta

Quando ocorre esse tipo de erro, é necessário pedir um estorno. Estornar significa restituir o valor debitado indevidamente, e esse recurso é utilizado justamente para corrigir esses tipos de erros.

Ao verificar que foi debitado um valor indevido, o cliente deve avisar ao lojista imediatamente. Na própria máquina é possível solicitar o estorno, passando o cartão do cliente novamente. Feito o estorno, o lojista irá entregar um comprovante, que deve ser bem guardado, pois é a garantia de que o procedimento de devolução do dinheiro foi realizado.

O valor não volta para a conta imediatamente, é preciso aguardar um prazo para isso, que pode ser de no máximo 30 dias. Por isso, o melhor é ficar sempre atento e conferir o valor digitado antes de digitar a senha e confirmar a venda.

O estabelecimento não pode se negar a fazer o estorno, já que no caso de erro, isso é um direito do consumidor, mas caso a loja não consiga realizar o estorno diretamente na máquina, é preciso que o cliente procure o seu banco para solicitar o procedimento.

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Comentários
  1. José
    • Flávio

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