Como Pagar INSS Atrasado e Receber o Benefício

Seja para adiantar, ou motivado por qualquer outro motivo possível nessa situação, algumas pessoas têm vontade de pagar o chamado INSS atrasado. Porém não é todo mundo que pode utilizar desse recurso, assim como não é pra todo mundo que o custo beneficio compensa.

Neste post espero esclarecer quem pode contribuir nessa condição e como funciona o cálculo desse valor. Você precisará apenas ficar atento a alguns detalhes simples, mas que não deixam de ser fundamentais.

Tenha certeza de que você pode pagar o INSS atrasado

O primeiro passo é verificar se você faz parte do grupo de pessoas que possuem os dados necessários para poder realizar esse pagamento. Funciona da seguinte maneira:

Algumas profissões não eram obrigadas a recolher o benefício a alguns anos atrás, por exemplo, empregos informais e trabalhadores rurais. Se você praticava alguma atividade que passou por esse processo de iniciar as arrecadações após seu período de trabalho, fique atento.

Você precisará reunir documentos que comprovem essa atividade, porém não a necessidade de contribuir sobre o tempo atuando nelas, por tanto esse período irá contar sem custo nenhum para o trabalhador. Se esse não é o caso das suas atividades, resta saber se você pode pagar o atraso então.

A resposta é que existe apenas dois casos onde isso é possível, paras os contribuintes facultativos e para os contribuintes individuais.

  • Contribuinte Facultativo é aquele que não trabalha mas contribui para garantir estabilidade futuramente. Nesse caso só é possível pagar atrasos referentes a 6 meses, mais que isso não há como pagar.
  • Contribuinte Individual é o popularmente chamado de autônomo. Nesse caso o cálculo  do valor seguirá os padrões que serão explicados agora.

Como funciona o cálculo do INSS atrasado

INSS

Saiba como pagar o INSS atrasado

Existe dois cálculos possíveis, para atrasos inferiores a 5 anos basta acessar o site da Receita da Federal preencher os dados solicitados que o próprio sistema calcula qual o valor devido com reajuste e todas correções necessárias, ai é só pagar e regularizar a sua situação.

Um caso mais complicado é em situações onde o atraso é superior a 5 anos, nesse caso o valor é calculado através de 80% das suas maiores contribuições, entre o intervalo de tempo de 1994 até o mês anterior à data em que está sendo realizado o cálculo.

Além do resultado dessa conta, são cobrados também o equivalente a 20% sob efeito de multa pelo tempo de atraso. Esse valor também está atrelado a juros e correções. Realmente, apesar de possível e vantajoso em alguns casos, pagar o INSS atrasado não é uma tarefa tão simples, muito menos fácil.

Ficou com alguma dúvida? Acesse o site da Receita Federal e busque por mais informações a respeito do seu perfil e as possibilidades para ele, outra forma é procurar um ponto de atendimento do próprio INSS e solicitar orientação. Agende um horário pelo 135 e eles farão todo o cálculo para você e emitirão a guia para pagamento.

Já pagou seu INSS atrasado ou sabe de alguma informação que não foi citada aqui? Deixa nos comentário que isso pode ajudar muitas pessoas que estão tento dificuldades com o tema.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *