Como Regularizar seu CPF

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um conjunto de 11 números decimais que identificam uma pessoa junto à Receita Federal. O documento pode ser retirado por qualquer pessoa, de qualquer idade ou nacionalidade, e este número de inscrição não muda, a não ser por uma decisão judicial ou administrativa.

Esse número é importante para praticamente tudo que se faz na vida. Então, é importante manter o seu CPF regularizado.

Como Consultar sua Situação Cadastral

Para saber se o seu CPF está regular ou tem alguma pendência, basta acessar o site da Receita Federal (acesse o link, informe seu CPF e a data de nascimento e clique em “Consultar”. Saiba quais são as situações cadastrais em que um CPF pode ficar:

Regularizado – Quer dizer que a pessoa não tem nenhuma pendência no cadastro do contribuinte. A pendência fiscal não é a mesma coisa que pendência cadastral. Então, é possível que um CPF esteja regular quanto à sua situação cadastral, mesmo tendo débitos com a Receita Federal, que tem a ver com a situação fiscal.
Pendente de Regularização – Acontece quando a pessoa deixa de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF). Essa pendência pode durar até cinco anos.
Suspensa – O CPF fica suspenso quando o cadastro do contribuinte está incompleto ou incorreto.
Cancelada – Quando o contribuinte falece, o CPF é cancelado. O cancelamento pode acontecer também em virtude de decisão administrativa ou judicial por algum outro motivo.
Nula – O CPF é anulado quando é constatada alguma fraude na inscrição.

Como regularizar seu CPF

Se você consultou a sua situação cadastral e viu que o seu CPF não está regular, é melhor regularizá-lo o quanto antes. Se você deixou de entregar alguma Declaração do Imposto de Renda, da qual era obrigado, basta entregar os documentos pendentes para regularizar seu cadastro. Clique aqui para baixar os documentos devidos.

Agora, se este não é o seu caso, terá que solicitar a regularização do CPF junto à Receita Federal. Esta solicitação poderá ser feita gratuitamente pela internet, somente se o CPF estiver com a situação Suspensa. Se este é o seu caso, clique aqui.

Saiba como regularizar o seu CPF

Porém, em outras situações cadastrais, o CPF não poderá ser regularizado através da internet. É preciso então ir até uma das agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. Nesse caso, será cobrada uma taxa de R$ 7,00 pelo serviço.

Brasileiros que moram no exterior podem solicitar a regularização em representações diplomáticas brasileiras no exterior. E também têm a opção de fazer o pedido pelo telefone: +55 11 3003 0146. O custa da ligação é de uma chamada internacional para o Brasil.

É possível também solicitar a regularização do CPF de pessoas falecidas. Nesse caso, o pedido só pode ser feito diretamente em uma Unidade de Atendimento da Receita Federal. Pessoas que moram no exterior e estão no Brasil, também devem proceder da mesma forma.

Depois de fazer a solicitação, você receberá um código para acompanhar o andamento do seu pedido. Acesse o link para consultar.

Contribuinte com CPF Pendente tem Conta Bancária Encerrada?

A algum tempo atrás, era sim o que acontecia. Se o banco fosse informado que seu cliente estaria com o CPF pendente, sua conta corrente era cancelada em até 30 dias. Mas uma mudança na lei mudou esse prazo para 90 dias, em caso de CPF suspenso, cancelado ou nulo.

Então, se você tem alguma pendência no seu CPF, este é mais um motivo para regularizar.

[/caption]

Comentários
  1. Celso
    • Flávio
  2. Meyre
    • Flávio
  3. Silvio
    • Flávio

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *