Veja como identificar uma Nota Falsa

Quem tem um comércio ou trabalha em um caixa de algum estabelecimento, já sabe que é preciso estar sempre atento às notas recebidas. Infelizmente, a quantidade de notas falsas que circulam no país só vem aumentando e os bandidos estão cada vez mais espertos, fazendo notas bem parecidas com as verdadeiras.

Mas alguns detalhes os falsários não conseguem copiar. É por isso que precisamos saber como identificar uma nota falsa, pois qualquer um de nós está susceptível a esse golpe.

Como identificar uma nota falsa?

Ao receber uma nota, a primeira coisa a verificar é o papel. O papel moeda não é liso como a maioria dos papéis. Ele é mais áspero e tem algumas informações em alto relevo, como a figura da República (efígie), onde está escrito “BANCO CENTRAL DO BRASIL” e nos números do valor da cédula. Passe os dedos e sinta se a nota tem essas características. Mas atenção! Alguns falsários fabricam notas falsas de 50 ou 100 reais a partir da lavagem de notas de menor valor, e algumas vezes conseguem manter as características do papel. Por isso é importante verificar outros detalhes das notas de Real.

A marca d’água é um detalhe super importante a ser observado. Quando você olha a nota de Real contra a luz, do lado onde está o valor da nota, observe à esquerda, as figuras que representam a República ou a Bandeira Nacional, em tons que variam do claro ao escuro. Se não tiver esta marca, a nota é falsa.

À direita, olhando no lado do valor da cédula, você pode observar a estrela das Armas Nacionais. A estrela deve se repetir na parte de trás. Olhando contra a luz, ela deve estar exatamente ajustada à figura no outro lado.

Com o auxílio de uma lupa, você pode observar também algumas microimpressões na cédula. Existem pequenas letras “B” e “C” impressas entre a figura da República (efígie) e o registro coincidente (Armas Nacionais) e no interior dos números que representam o valor.

Observe também o fio de segurança, que está embutido no papel da cédula. Ele pode ser visto mais facilmente contra a luz.

Observação: Todas as dicas acima são referentes à primeira família das notas de Real, criadas em 1.994. Veja a figura abaixo para entender melhor. Logo abaixo da figura daremos as dicas para reconhecer notas falsas da segunda família do real, criada em 2010.

Como reconhecer uma nota de Real verdadeira

Segunda família do Real: Como reconhecer notas falsas

Agora que você já sabe como reconhecer uma nota falsa da primeira família do Real, vamos às dicas sobre as notas mais novas, que estão em circulação desde 2.010.

Nessas novas notas, o papel também é mais áspero, então passe os dedos para conferir. A marca d’água também está presente. Cada cédula tem a figura do animal que a representa em marca d’água. Olhe contra a luz para verificar. O valor da nota também aparece na marca d’água.

Marca d’água nas notas da segunda família do Real

Do lado esquerdo, abaixo do valor da nota, você vê um retângulo colorido. Se colocar a cédula na altura dos olhos, na posição horizontal, em um local com bastante luz, você vê aparecer o número indicativo do valor dentro desse retângulo.

Nas notas de 50 e de 100 reais, tem uma faixa à esquerda, na parte da frente das cédulas. Nelas você deve observar os seguintes efeitos:

  • Na nota de R$50 da Segunda Família, o número 50 e a palavra REAIS se alternam, a figura da onça fica colorida, e na folha aparecem diversas cores em movimento.
  • Na nota de R$100 da Segunda Família, o número 100 e a palavra REAIS se alternam, a figura da garoupa fica colorida, e no coral aparecem diversas cores em movimento.
[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *