Como pagar IPVA atrasado? Guia completo para resolver pendências

Saiba como pagar o IPVA com atraso. É simples e fácil, porém você paga multa e juros, então o melhor é sempre pagar em dia.

Escrito por Ana Livia Fernandes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Início de ano é sempre a mesma coisa, contas e mais contas para pagar. Além dos gastos de fim de ano, que não são poucos, como festas, confraternizações, presentes, amigo oculto, etc., o mês de janeiro já chega com aqueles famosos “presentes de grego”: IPTU, IPVA, matrícula e material escolar, entre outros. Isso se você não viajar com a família nas férias, o que gera um gasto a mais.

Devido tantos compromissos, muitas pessoas acabam se esquecendo de pagar alguma coisa, ou não pagam porque o dinheiro não deu mesmo. Diante dessa situação, o que fazer?

Hoje falaremos sobre o IPVA, que é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Esse imposto deve ser pago anualmente por todos os proprietários de veículos, seja carro, moto, caminhão, ônibus ou outro. A data de vencimento varia de acordo com a placa do veículo, e o valor pode ser pago à vista ou parcelado. O valor cobrado varia de acordo com o veículo. O cálculo é feito conforme o modelo do carro, valor e ano de fabricação.

Quem pode e prefere pagar à vista tem um desconto. Por isso, se você tiver esta opção, dê preferência sim ao pagamento à vista. Mas agora vamos ao que interessa: se passar da data de vencimento, como pagar o IPVA?

Pagando IPVA com atraso

Caso você não pague o imposto até a data de vencimento, será necessário retirar uma outra via. Esta guia pode ser retirada no site da Secretaria da Fazenda de seu Estado ou do Detran. Basta acessar o site e usar o número do Renavam do veículo para imprimir sua guia.

Porém, como você está pagando com atraso, serão cobrados juros e uma multa. Esses valores já são calculados na hora da emissão da guia e não é preciso acrescentar nenhum dado extra durante o pagamento. A multa é de 20% sobre seu valor original e um total de 1% por cada mês de atraso. Tais valores não são negociáveis, por isso é sempre bom evitar o pagamento com atraso.

Você também pode verificar se o seu banco disponibiliza o serviço de impressão da segunda via da IPVA. Muitos deles têm esse serviço, e você pode pagar o IPVA no Internet Banking, sem sair de casa. O Banco do Brasil é o principal deles, mas depende da parceria de cada estado.

Caso você não consiga imprimir a guia para pagamento na internet, existe também a opção de ir a um posto de atendimento da Secretaria da Fazenda para pegar a guia do IPVA e pagar o imposto. No site você encontra os endereços.

Depois de passada a data de vencimento, o valor deve ser pago à vista, não tem mais a opção de parcelamento. Caso você opte por parcelar o IPVA depois de atrasado, serão acrescentados mais juros ao valor total, o que não é nada legal.

Por que pagar o IPVA?

Apesar do que a maioria das pessoas pensam, o valor arrecadado com o IPVA não é usado somente na manutenção de ruas, estradas e avenidas. O valor desse imposto poderá ser usado de acordo com a necessidade de cada estado. E cada um resolve como é a melhor forma de utilizar o valor arrecadado com o imposto.

Além de ser um valor usado para a melhoria da cidade, o IPVA é também um imposto obrigatório para renovar o documento do veículo. Ou seja, se você for parado em uma blitz sem o documento em dia, será multado, terá o carro recolhido e terá que pagar o IPVA em atraso mais taxas de reboque e pátio para retirar o veículo. Pagando o IPVA em dia você ajuda a cidade a andar melhor e ainda evita transtornos para você.

Perguntas frequentes:

  1. Como posso regularizar o IPVA atrasado?

    É necessário acessar o site da Secretaria da Fazenda ou do DETRAN do seu estado, usar o número do Renavam para emitir a guia de pagamento atualizada com multas e juros.

  2. O que acontece se eu não pagar o IPVA atrasado?

    Além de multas e juros, a falta de pagamento do IPVA pode levar à impossibilidade de realizar o licenciamento do veículo, resultando em restrições legais, como apreensão do veículo em blitz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp