O que é Moeda Fiduciária?

Para entender o que é a Moeda Fiduciária, vamos entender primeiro o que é a Moeda Lastreada. Bom, moeda lastreada é uma moeda que tem um lastro, ou seja, um valor baseado em algum bem durável, como ouro, prata ou outro bem com valor intrínseco. Em outras palavras, a emissão de notas depende da riqueza real acumulada por aquele país. Esse tipo de moeda é conhecida como moeda lastreada.

O que podemos entender sobre moeda lastreada é que um país não pode sair emitindo notas de dinheiro sem se basear em nada. Todo dinheiro produzido é baseado nos bens que o país possui.

Já a moeda fiduciária não se baseia em nenhum bem durável, como os metais preciosos, ou seja, é uma moeda que não possui um lastro. Veja o que diz a Wikipedia sobre a moeda fiduciária:

Moeda fiduciária é qualquer título não-conversível, ou seja, não é lastreado a nenhum metal (ouro, prata) e não tem nenhum valor intrínseco. Seu valor advém da confiança que as pessoas têm de quem emitiu o título. A moeda fiduciária pode ser uma ordem de pagamento (cheques, por exemplo), títulos de crédito, entre outros. É constituída principalmente por cheques, ordens de pagamentos, títulos de crédito, entre outros.

Exemplo Prático

Para entender melhor, daremos um exemplo prático. Imagine que você deve um dinheiro a um amigo, mas não tem o valor para pagar no momento. Então você escreve em um papel que fará o pagamento no próximo mês, e que caso não o faça, ele poderá pegar o seu telefone celular como garantia desse pagamento. Esse papel funciona como uma moeda lastreada, porque você está dando uma garantia para seu amigo. Caso você não pague, ele ficará com o celular, que tem um valor em dinheiro.

Mas caso você dê a seu amigo um cheque pré-datado para pagar no próximo mês, ele não tem garantia nenhuma que você irá pagar. Se ele entrar com o cheque, e não tiver fundos, ele ficará no prejuízo. Isso é uma moeda fiduciária. Por isso essa moeda é baseada na confiança.

Exemplo de Moeda Fiduciária

Exemplo de Moeda Fiduciária

No exemplo de moeda fiduciária acima, note que o comerciante, que não tinha troco, oferece ao seu cliente um pedaço de papel que equivale a um crédito de 100 Reis (moeda usada em tempos antigos) para outras compras no mesmo estabelecimento. Mas não há nenhuma garantia nesse pedaço de papel. É preciso que o cliente confie no comerciante para aceitar e acreditar que esse papel vá mesmo valer esse crédito. Isso é uma moeda fiduciária.

[/caption]

Comentários
  1. willian

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *