Passo a passo: como tirar CPF nos correios

O CPF é um documento importantíssimo na vida de qualquer brasileiro. Trata-se de um número único, referente à uma pessoa que serve como registro mantido pela Receita Federal. O principal objetivo do Cadastro de Pessoas Físicas é identificar uma pessoa para fins tributários, mas ele também tem um amplo uso em organizações públicas e privadas. O CPF é utilizado como uma espécie de chave de indicação de pessoas físicas, que é frequentemente usado em agências bancárias, órgãos públicos e empresas privadas como base para um cadastro.

Uma das maneiras mais fácies e rápidas de obter o documento é tirar o CPF nos Correios. Essa é uma possibilidade oferecida em qualquer agência e muito simples de ser realizada.

Confira um passo a passo de com tirar o CPF nos Correios:

Documentação necessária

Antes de mais nada, é necessário verificar se você está com toda a documentação em dia. Caso seja uma pessoa com mais de 16 anos, são necessários: carteira de identidade, registro civil de nascimento e número do título de eleitor (caso já tenha). Em relação à crianças e adolescentes com menos de 16 anos, a solicitação só é feita pelos pais ou responsáveis, ou alguém que tenha procuração reconhecida por cartório.

Se um estrangeiro tiver interesse em tira CPF nos Correios, ele deve portar seu documento de identificação, Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) e o passaporte com a autorização de permanência.

Vá aos Correios

Compareça a uma agência dos Correios e faça a solicitação. Com os documentos em mãos, tudo será feito em menos de 10 minutos.

Você sairá da agência com um comprovante, que deve ser conferido antes de finalizar a emissão. Caso algum erro seja notado após sair do local, é necessário voltar até lá para interromper o processo de emissão. Esse procedimento também é o mesmo para quem deseja realizar alguma alteração em seus dados, como por exemplo, aviso de mudança de nome ou estado civil.

Como acompanhar a solicitação do CPF

No momento em que fizer a operação nos Correios, será entregue um comprovante com um protocolo. Esse número irá servir de código para que você acompanhe a situação e o andamento do pedido no site da Receita Federal. Basta informar o local, o código, a data de nascimento e da solicitação. Observe abaixo.

Receita Federal Consulta Solicitação CPF

Receita Federal Consulta Solicitação CPF

Onde Buscar o documento

Assim que todo o processo já estiver como finalizado no site da Receita Federal, já é possível buscá-lo na agência onde fez a solicitação, dentro do prazo informado. Uma boa dica é ligar para agência e confirmar se o documento já está lá.

Informações importantes: Taxas, Regularização e Uso Indevido

É importante lembrar que para tirar o CPF nos Correios é cobrada uma taxa de serviço no valor de 7 reais, que é paga no local durante a solicitação do processo. Se você quer saber qual a agência mais próxima de você, basta acessar o site dos Correios para verificar.

Também é possível regularizar a situação do CPF para aqueles que não declararam Imposto de Renda nos últimos 5 anos. Caso se enquadre nessa situação, basta procurar uma agência.

Se você descobrir que seu CPF está sendo utilizado indevidamente, procure a polícia. Não existe a possibilidade de cancelá-lo, exceto por ordem judicial em casos indevidos. Para consultar a situação cadastral, basta acessar o site da Receita Federal.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *